Itajaí e Navegantes ficam sem água potável devido a vazamento na tubulação subterrânea

Fornecimento foi interrompido na quarta-feira (14) por grande quantidade de sal na água

As cidade de Itajaí e Navegantes ficaram sem acesso à água potável nesta quarta-feira (14). O fornecimento foi interrompido, após o Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura), identificar vazamento oculto na tubulação subterrânea, que aumentou a quantidade de sal na água. O conserto da adutora foi realizado na madrugada desta quinta-feira (15) e aos poucos os bairros voltam a receber água.

Itajaí fica sem água potável devido a vazamento na tubulação subterrânea – Foto: Semasa

O problema

O reparo da adutora iniciou na terça-feira (13). Essa tubulação leva a água bruta para a Estação de Tratamento Arapongas. Segundo a assessoria do Semasa,  “o vazamento oculto e subterrâneo é  impossível de ser previsto pela equipe técnica”.

A pressão da água no solo ocasionou o deslocamento da estrutura auxiliar de acesso à barragem de contenção da cunha salina, instalada no Rio Itajaí-Mirim. Isso formou um vão entre a cabeceira do rio e a barragem, que permitiu a passagem da maré até o ponto de captação de água.

Com índices altos de salinidade, foi interrompida a captação e o tratamento de água na quarta. Segundo o Semasa, não houve danos na estrutura da barragem, onde ficam as comportas que controlam a passagem da água.

Além do conserto da adutora, a equipe trabalhou na construção de uma barreira de pedras para conter o avanço da maré.

Conserto

A captação de água foi retomada na manhã desta quinta, mas ainda não há normalidade no sistema de abastecimento. Reservatórios estão no nível mínimo, insuficientes para suprir a necessidade de Itajaí e Navegantes.

O Semasa orienta a população para que faça economia de água nas próximas horas e mantenha a reserva das caixas d’água até que a situação seja normalizada.

Hospitais, o Complexo Penitenciário e demais estruturas públicas essenciais são abastecidas com caminhões-pipa.

+

Infraestrutura