Itajaí entrega pedido para continuar administrando o porto ao Ministro da Infraestrutura

Porto de Itajaí registrou arrecadação de mais de R$ 16 bilhões em impostos em 2020 e é o 12º do Brasil

Mais uma vez, a prefeitura de Itajaí reforçou os pedidos para manutenção da autoridade portuária municipal, na contramão do planejamento para privatização do Porto de Itajaí.

Nesta quarta-feira (24), o pedido de manutenção da autoridade portuária e de renovação do convênio de delegação com o Porto de Itajaí foi entregue ao Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Itajaí reforça pedido para continuar administração municipal do porto – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/NDItajaí reforça pedido para continuar administração municipal do porto – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Além do pedido, foram entregues estudos e documentos que buscam demonstrar a efetividade do modelo de gestão atual e solicitou análise do ministério. Também participaram da reunião senadores e deputados catarinenses que apoiam o pleito.

“Esse encontro com o ministro foi para reforçar nosso pedido de renovação do convênio de delegação do Porto de Itajaí com o Município por mais 25 anos, com gestão plena e manutenção da Autoridade Portuária Pública e Municipal, nos moldes do que já foi feito nos portos de Paranaguá e Rio Grande, que também tiveram o convênio renovado. Se teve um porto que mostrou competência e efetividade foi Itajaí e as particularidades do nosso porto devem ser levadas em conta”, destaca o prefeito Volnei Morastoni (MDB).

O Porto de Itajaí é o 12º porto do Brasil em arrecadação, e em 2020 registrou arrecadação de mais de R$ 16 bilhões em impostos. “Nós queremos esse reconhecimento. O próximo passo será continuar essa interlocução com o Governo Federal e solicitar uma audiência com a Presidência da República”, coloca o prefeito.

Na segunda (22) e terça-feira (23), a comitiva ainda se reuniu com parlamentares catarinenses que apoiam a manutenção da autoridade municipal.

O grupo reiterou os pedidos de manutenção da Autoridade Portuária Municipal com os senadores Esperidião Amin (PP), Dário Berger (MDB) e Jorginho Mello (PL) e os deputados federais Ângela Amin (PP), Carlos Chiodini (MDB) e Caroline De Toni (PSL), que apoiam a causa de Itajaí.

A comitiva de Itajaí e os parlamentares, além do líder do governo na Câmara de Deputados, Ricardo Barros (PP), participaram do encontro com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas na quarta-feira. Na reunião também esteve presente o secretário nacional de Portos, Diogo Piloni. O Ministro da Infraestrutura informou que irá analisar a solicitação.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...