Sabrina Aguiar

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Manutenção de iluminação pública em Joinville deve ser concluída em três meses

Secretaria de Infraestrutura do município diz que cronograma está dentro do prazo, mas há pontos mais distantes e de maior dificuldade e leva mais tempo.

Os dados são da Secretaria de Infraestrutura de Joinville. A cidade possui cerca de 58 mil pontos de iluminação que são responsabilidade do município em fazer a manutenção.

O morador sabe bem das dificuldades e insegurança geradas por conta do fim do contrato no final do ano passado. Em algumas vias, pelo menos seis meses de espera. A licitação só foi anunciada em fevereiro desse ano e o retorno do serviço em abril.

Contrato de manutenção da iluminação pública foi assinado pela prefeitura de Joinville há quatro meses – Foto: Secom/DivulgaçãoContrato de manutenção da iluminação pública foi assinado pela prefeitura de Joinville há quatro meses – Foto: Secom/Divulgação

De lá para cá como tem sido? Quase quatro meses depois, atualmente cerca de 2.300 pontos apresentam algum tipo de problema e precisam de reparo. A manutenção está sendo realizada de acordo com um cronograma pré-estabelecido juntamente com a empresa que venceu a licitação.

Segundo a Seinfra, cerca de 100 pontos são consertados por dia, como havia a previsão. Mas a média diária às vezes diminui quando as equipes trabalham em áreas rurais ou em regiões em que o deslocamento entre um ponto e outro que precisa de reparo, é maior.

Por mês, entre 2 mil e 2,5 mil pontos são consertados. Mas para recuperar o tempo parado na cidade, durante o período sem contrato, a expectativa é que até outubro a demanda acumulada esteja normalizada e a empresa trabalhe somente nas manutenções de rotina.

Além do roteiro já mapeado, as equipes também fazem uma vistoria para identificar pontos que necessitam de reparo, mas não estão registrados. Os moradores que ainda não solicitaram a manutenção em algum ponto específico, podem registrar a demanda pela Ouvidoria no site joinville.sc.gov.br ou pelo telefone 156.

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