Modernização na iluminação pública gera economia e mais segurança em Blumenau

Seurb concluiu modernização de mais 771 pontos de iluminação com tecnologia LED

1 – Foto: Marcelo Martins1 – Foto: Marcelo Martins

Modernidade, segurança e economia. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Seurb (Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana), finalizou no final de maio a mais recente etapa de modernização na iluminação pública da cidade. Desta vez foram contemplados 771 pontos, com a instalação da tecnologia LED em importantes vias do município.

Além da economia de cerca de 50% no consumo, a iluminação em LED tem baixo índice de manutenção por causa da maior vida útil das lâmpadas. Também tem entre os benefícios a melhora na iluminação pela emissão de luz branca, e o fomento da sustentabilidade.

A segurança pública é outro ponto de destaque com a modernização, como forma de evitar crimes e acidentes que costumam ocorrer em locais com pouca iluminação. “As lâmpadas LED oferecem um maior índice de reprodução de cores, ajudando no monitoramento das câmeras de segurança para identificação de pessoas e objetos. Também contribui com a melhor visibilidade para o trânsito e possibilita a prática de esportes noturnos”, destaca o diretor de iluminação pública da Seurb, Daniel Hostin.

Projeto de modernização e vias contempladas

1 – Foto: Marcelo Martins1 – Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau realiza desde o ano passado a recuperação, ampliação e modernização do sistema de iluminação da cidade, atendendo todas as regiões. O prefeito Mário Hildebrandt reforça a importância das ações: “é visível o quanto a segurança das ruas melhorou com a troca da iluminação pública. É uma ação importante, feita com recursos próprios do Município e que melhora a vida da comunidade. E enquanto gestor público essa é, e seguirá sendo, minha principal missão”.

Entre os 771 pontos da mais recente ação da Seurb estão as ruas Governador Jorge Lacerda, General Osório e dos Caçadores, três principais vias da cidade. Além dessas, outras seis receberam novos pontos de iluminação em LED. Confira:

• Rua Governador Jorge Lacerda,
• Rua General Osório
• Rua dos Caçadores
• Rua Harry Brehmer , bairro Velha Central
• Rua Hermann Hering, bairro Bom Retiro
• Rua República Argentina, bairro Ponta Aguda
• Rua Antonio Treiss, bairro Vorstardt
• Rua Eng. Udo Deeke, bairro Salto do Norte
• Rua Dr. Pedro Zimmermann (aprox. nº 775), bairro Salto do Norte

Os pontos de iluminação pública são vistoriados todos os meses. Isso ocorre por meio de um trabalho fixo de rondas e atendimento de protocolos gerados pelo SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão). Os moradores podem notificar ocorrências, como defeitos e iluminação apagada à noite ou acesa de dia, pelo telefone: 0800-645-6405.

Cinco benefícios da iluminação LED

1 – Foto: Marcelo Martins1 – Foto: Marcelo Martins

O LED oferece vantagens absolutas de desempenho quando comparado às demais tecnologias de iluminação. Segundo o BDNES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), entre os principais benefícios estão:

Eficiência energética

Produz mais luz (lúmens) por watt consumido, gerando economia de energia – de 50% a 80% – quando comparado a tecnologias tradicionais.

Economia de custos

Redução da demanda de energia, proteção contra elevação de preços, e menor custo de manutenção e de inspeção.

Segurança

Visibilidade superior nos ambientes e redução da poluição visual.

Tempo de vida

As lâmpadas LED são feitas para terem durabilidade estimada em até cem mil horas de uso.

Proteção ao meio ambiente

Não emitem radiação UV e não contêm mercúrio, substância tóxica encontrada principalmente nas lâmpadas de descarga de alta pressão de vapor de mercúrio e, em menor quantidade, nas fluorescentes e fluorescentes compactas. A energia consumida é o fator de maior impacto ambiental durante o ciclo de vida das lâmpadas – período entre a fabricação, utilização ao fim de vida (descarte).

+

Prefeitura de Blumenau

Loading...