No escuro: problema na iluminação pública continua em Joinville

Joinvilenses reclamam de falta de manutenção nas estruturas de iluminação pública há mais de dois meses

Há dois meses os moradores de Joinville, no Norte de Santa Catarina, convivem com a escuridão nas ruas da cidade e aquelas que ainda não estão “no breu” correm o risco de ficar. Isso porque desde o final de 2020 não há manutenção na rede de iluminação pública.

Moradores reclamam que iluminação pública não tem manutenção desde o final de 2020 – Foto: Joci Ronkoski/NDTVMoradores reclamam que iluminação pública não tem manutenção desde o final de 2020 – Foto: Joci Ronkoski/NDTV

Mas a fatura, ressalta o aposentado Jadir Louri Rosa, não tem qualquer alteração. Ele mora há 28 anos no bairro Jarivatuba, na zona Sul da cidade e reclama que já entrou em contato, alertou a prefeitura e o problema não foi resolvido.

“Estamos há um mês e meio com duas lâmpadas queimadas na rua, sem iluminação, em uma escuridão total. Já entrei em contato com a prefeitura e alegam que não tem empresa para trocar lâmpada quebrada. Estamos indignados porque pagamos os impostos. Se não pagamos, sofremos as consequências e o poder público não cumpre. Se pagamos é porque precisamos e queremos de tudo funcionando”, fala.

Os vizinhos sentem o mesmo problema e relatam medo e indignação com a escuridão e com a cobrança que não se altera. “Dá medo porque é grande a circulação de pessoas por lá, assim como passa pessoas honestas, pode passar gente de todo tipo. Isso está há tempo assim, não dá para entender. Pagamos, não atrasamos e ficamos no escuro”, reclama uma das moradoras.

Jadir ressalta que chegou a pedir a retirada da taxa da fatura, uma vez que o serviço não está sendo prestado, mas não conseguiu. “A cobrança vem normal, eu entrei em contato com a prefeitura e responderam que não tem como tirar a taxa de iluminação. Eu continuo pagando e continuo no escuro”, reclama.

Município está sem empresa licitada para o serviço de manutenção – Foto: Joci Ronkoski/NDTVMunicípio está sem empresa licitada para o serviço de manutenção – Foto: Joci Ronkoski/NDTV

E não há sequer prazo para que o problema seja resolvido. A cidade está sem empresa responsável pela manutenção do serviço e de acordo com a prefeitura, não há prazo estipulado para que o serviço volte à normalidade.

O edital para contratação está em fase final para ser publicado, porém, ainda não há uma data fixada para abertura da concorrência. Com isso, a manutenção deve demorar meses para voltar a ser realizada.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Infraestrutura