Recuperação das Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo deve terminar ainda neste semestre

O trabalho completou dois anos em fevereiro deste ano e já percorreu as estruturas de ponta a ponta com limpeza, tratamento da ferrugem e pintura

Após anos de cobranças, a manutenção das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, deve terminar ainda neste semestre. A importância da reforma, feita pela primeira vez nas estruturas que ligam a Ilha e o Continente, vai muito além da aparência, corrigindo problemas que ameaçavam um colapso das travessias.

“O Ministério Público está acompanhando isso desde 2015, quando nós entramos com a primeira ação civil pública pedindo as melhorias e a reforma das duas pontes. Nesse espaço de tempo, já foram mais de 20 vistorias que nós fizemos aqui no local (…) e realmente nos dá uma alegria ver que as coisas estão fluindo, estão andando”, disse o promotor de justiça, Daniel Paladino.

Recuperação das Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo deve terminar ainda neste semestre – Foto: André Viero/NDTV RecordTVRecuperação das Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo deve terminar ainda neste semestre – Foto: André Viero/NDTV RecordTV

O trabalho completou dois anos em fevereiro deste ano e já percorreu as estruturas de ponta a ponta com limpeza, tratamento da ferrugem e pintura. Elementos importantes, como as juntas de dilatação, foram trocados. A estimativa dos engenheiros responsáveis é de que a já esteja 90% executada. Nesta quinta-feira (27), o Ministério Público e a Secretaria de Infraestrutura estadual fizeram uma vistoria no local.

“Estamos acompanhando e vamos acompanhar até o final das obras todos os detalhes que ainda estão pendentes, como a pintura, a parte elétrica e pequenos detalhes que ainda faltam para concluir essa reforma. E também, embora isso não seja objeto do contrato que foi firmado com a empresa vencedora da licitação, nós estamos gestionando junto à secretaria de Infraestrutura a melhoria nas pistas de rolamento das duas pontes”, contou Paladino.

Manutenção das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, deve terminar ainda neste semestre – Foto: André Viero/NDTV RecordTVManutenção das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, deve terminar ainda neste semestre – Foto: André Viero/NDTV RecordTV

A equipe percorreu a estrutura finalizada na Ponte Colombo Salles e acompanhou o trabalho na passarela da Pedro Ivo Campos. O acesso para pedestres e ciclistas está fechado enquanto a revitalização acontece. Entre as melhorias neste trecho, está o pavimento, que ainda será substituído.

A parte mais delicada dos trabalhos foi nas estruturas de sustentação, onde a degradação em alguns pontos era grave e justamente onde mais havia risco de colapso. São 32 pilares entre as duas pontes, e todos eles passaram por algum tipo de reparo. Do total, 27 já estão prontos e outros cinco em fase de conclusão.

Confira mais informações na reportagem do Balanço Geral Florianópolis!

+

BG Florianópolis

Loading...