Casan realiza manutenção em lagoa artificial na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Obras começam nesta terça-feira (13) e visam a recuperação ambiental da Lagoa de Evapoinfiltração e aumentar a segurança da área

As obras de manutenção da LEI (Lagoa de Evapoinfiltração) da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, iniciaram nesta terça-feira (13). Serão realizadas a construção da barragem de contenção em formato de Muro Verde, a limpeza do fundo da lagoa artificial para devolver a infiltração natural do terreno e a alteração do sistema de tratamento da Estação.

“Três das principais medidas de recuperação ambiental da LEI e a mais importante ação de segurança da área”, segundo a Casan. Em entrevista ao Balanço Geral Florianópolis, o engenheiro da companhia Alexandre Trevisan explicou que as intervenções fazem parte de “um total de 12 ações que o plano de recuperação de áreas degradadas previu”.

Casan realiza manutenção em lagoa artificial na Lagoa da Conceição, em Florianópolis – Foto: Reprodução/NDTV Record TVCasan realiza manutenção em lagoa artificial na Lagoa da Conceição, em Florianópolis – Foto: Reprodução/NDTV Record TV

Conforme o engenheiro, a primeira ação a ser realizada será a limpeza do fundo da lagoa: “O fundo dessa lagoa, ao longo do tempo, foi ganhando um material, ficando cada vez mais impermeável. Então, vamos fazer a remoção desse material para melhorar a condição de infiltração dessa área e poder dar uma sobrevida maior para a lagoa”.

“A segunda ação será a construção do muro verde na área que deslizou no evento do dia 25. Então, a gente vai ter a reconfiguração daquele talude, com a construção do muro para dar mais segurança para o pessoal, principalmente da Servidão Manoel Luiz Duarte”, destacou Trevisan.

Por fim, será feita a substituição do sistema da Estação de Tratamento de Esgoto Lagoa da Conceição. “Vai ser uma ação longa de substituição de equipamentos, melhoria em todo o processo para que o efluente consiga vir para cá numa melhor qualidade e também aumentar um pouco a vida útil de todo esse sistema”, disse o engenheiro.

Confira mais informações sobre as obras na reportagem do Balanço Geral Florianópolis!

+

BG Florianópolis

Loading...