Obras de manutenção da ponte do canal da Barra da Lagoa, em Florianópolis, já começaram

A decisão de realizar a manutenção da ponte veio após uma reunião no início de novembro, quando foi rescindido o contrato com a empresa que iria construir uma nova estrutura; veja o que será feito

Há uma semana, a ponte do canal da Barra da Lagoa, em Florianópolis, está ainda mais movimentada. Dessa vez o movimento não é só do vai e vem de moradores e turistas, mas também dos trabalhadores que estão fazendo a reforma da estrutura. A decisão de realizar a manutenção da ponte veio após uma reunião no início de novembro, quando foi rescindido o contrato com a empresa que iria construir uma nova estrutura.

Obras de manutenção da Ponte da Barra da Lagoa já começaram – Foto: Reprodução/NDTV RecordTVObras de manutenção da Ponte da Barra da Lagoa já começaram – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

“As obras de reforço e de manutenção da Barra da Lagoa deverão estar concluídas no prazo de 45 dias. Ou seja, prazo que finda agora no dia 15 de dezembro. No dia 16, o Ministério Público junto com o Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e também junto com a Defesa Civil farão a vistoria no local para verificar se essas obras são suficientes para garantir a segurança daquelas estrutura”, disse o promotor de Justiça, Daniel Paladino.

A preocupação com a ponte é antiga. São anos esperando por uma reforma ou por uma nova estrutura. O início da reforma vem para amenizar a situação de insegurança vivida diariamente por quem passa pelo local.

Segundo o pescador e morador da região, Laurentino Benedito Neves, “depois de vários pedidos da comunidade, alguns vereadores também se empenharam no pedido pra Prefeitura. Agora, tá sendo realizada a reforma da nossa ponte. O fluxo aqui na ponte é contínuo e eles estão fazendo por etapa na realidade. Estão fazendo a reforma com o povo transitando nela”.

Essa é a primeira vez que a ponte metálica que cruza o canal da Barra da Lagoa, que já tem 14 anos de existência, passa por uma grande reforma. Antes disso, foram pequenos reparos pontuais executados na maioria das vezes pelos próprios moradores.

“Tudo precisa de manutenção e a ponte precisa mais do que qualquer outra coisa porque trabalha com segurança. É responsável pela passagem de moradores, turistas e todas essas pessoas precisam de segurança. Então, o piso, que é o que mais fica comprometido em relação a uma tábua quebrada, a ser escorregadio ou a madeira podre mesmo. E a parte de estrutura metálica que, com as intempéries de tempo, a maresia, se deteriora com muita rapidez”, explicou o presidente do Conselho Comunitário Barra da Lagoa, Hamilton Fernandes dos Santos.

Em nota, a Prefeitura de Florianópolis garantiu que vai concluir a obra de reforma antes do fim do ano. A expectativa é finalizar antes da primeira quinzena de dezembro.

Neves explicou que “vai ser feita toda a tela nova, vai ser reforçada toda a estrutura por baixo, pintada e trocada toda madeira que tá estragada”.

A reforma acontece tanto na parte superior quanto na inferior da ponte. Assim que for concluída, deve passar por uma vistoria pelo Ministério Público e engenheiros do Crea para avaliar a segurança para os pedestres.

Para o ano que vem, um novo processo de licitação deve ser lançado para a construção de uma nova ponte. É o que os moradores e pescadores esperam, uma estrutura mais alta e adequada não só para os pedestres como também para as embarcações, diminuindo os incidentes com os barcos que entram e saem do canal.

“Esse ano já teve três incidentes aqui com barcos de pesca. Como é um canal aqui e o fluxo de embarcações é muito alto e aumentou a demanda dos barcos e o porte deles, tem que ser trocada essa ponte com certeza”, falou o pescador Laurentino.

Para o presidente do Conselho Comunitário, “uma reforma não é uma nova ponte. Esperamos o mais breve possível após a temporada que isso mude. Esse cenário mude, que a gente receba realmente uma ponte que a Barra da Lagoa mereça”.

Saiba mais sobre a obra na reportagem do Balanço Geral Florianópolis.

+

BG Florianópolis

Loading...