Ocupação dos ônibus foi de 30% nas primeiras semanas de retomada do serviço em Joinville

Serviço foi retomado no dia 8 de junho na cidade e, de acordo com as empresas responsáveis, movimento é de apenas 30% em relação ao ano passado

Depois de três semanas de ônibus circulando em Joinville, no Norte do Estado, as empresas responsáveis pelo serviço divulgaram o balanço de utilização da população. Segundo as empresas, o número de passageiros é de apenas 30% em relação ao ano passado.

Após retomada, número de passageiros é de 30% em relação ao ano passado – Foto: Carlos Junior/Arquivo/NDApós retomada, número de passageiros é de 30% em relação ao ano passado – Foto: Carlos Junior/Arquivo/ND

O volume de viagens diárias na cidade antes da pandemia, informam as concessionárias, era de cerca de 8.200, com o transporte médio de 108.700 passageiros pagantes.

Com a redução a 60% da capacidade, conforme determinação de segurança e prevenção à contaminação do coronavírus, a capacidade seria de 4.878 viagens diárias. Obedecendo as regras, transportaria 48 pessoas nos ônibus convencionais e 79 nos veículos articulados. No entanto, a adesão está abaixo do esperado, conforme ressaltam as empresas.

A contagem, explicam, é realizada pelos motoristas, quando a viagem inicia em pontos nos bairros e pelos agentes destacados para o controle nos terminais urbanos. Quando as viagens iniciam nos terminais, o motorista faz o controle durante o trajeto, evitando que o veículo exceda a capacidade permitida de 60%, destaca a nota das concessionárias.

Apesar do baixo fluxo de passageiros, as empresas reforçam o pedido para que os passageiros mantenham as medidas de segurança, como o distanciamento dentro dos veículos, a utilização de álcool em gel, o uso das máscaras de proteção e, pede ainda, que caso seja possível, evitem os horários de pico.

Leia também:

Ônibus voltam a circular no dia 8 de junho em Joinville; conheça as regras de segurança

+ Infraestrutura