Oeste de SC vai receber maior parque fotovoltaico do Sul

Projeto de iniciativa privada, pertence ao Grupo ND, e foi anunciado em novembro de 2019, com previsão de geração de 2,6 megawatts de energia

Iniciou nesta semana em Piratuba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, as obras de construção do maior parque gerador fotovoltaico do Sul do país. A previsão de conclusão é de 120 dias, conforme a empresa responsável pela estrutura.

Oeste de SC vai receber maior parque fotovoltaico do Sul – Foto: Reprodução/NDOeste de SC vai receber maior parque fotovoltaico do Sul – Foto: Reprodução/ND

O projeto de iniciativa privada, pertence ao Grupo ND, e foi anunciado em novembro de 2019, com previsão de geração de 2,6 MW (megawatts) de energia. 

A equipe técnica da Nexen Energia Solar, empresa que deve operar a geração, informou que os trabalhadores vão iniciar as atividades no local nas próximas semanas. A definição ocorreu durante reunião, na quinta-feira (28), entre o prefeito de Piratuba, Olmir Paulinho Benjamini (PSD), e os executivos que integram a holding Schumann e o Grupo ND. 

Investimento milionário 

O negócio que integra iniciativas entre os empresários, Marcello Corrêa Petrelli, presidente do Grupo ND, e André Schumann, CEO e Fundador da Schumann, contempla investimentos na ordem de R$12 milhões.

Reunião ocorreu na quinta-feira (28) – Foto: Prefeitura de Piratuba/NDReunião ocorreu na quinta-feira (28) – Foto: Prefeitura de Piratuba/ND

Conforme Petrelli, a cidade de Piratuba foi escolhida pela equipe técnica por ser um município com forte incidência solar nos distintos períodos do ano. 

De acordo com a equipe de engenharia, o complexo está previsto para ser instalado em uma área rural, na região do bairro Verde, composto por painéis solares, compostos por células fotovoltaicas, feitos de materiais semicondutores. 

A geração de corrente elétrica ocorre quando os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos do material do painel solar, provocando assim o deslocamento dos elétrons e por consequência a geração de corrente elétrica.

Santa Catarina 

Apesar de Santa Catarina não se projetar entre as regiões do país com maior incidência solar, é do estado a liderança no aproveitamento da energia gerada a partir do sol per capita. Quando considerado o volume de unidades de geração distribuída, SC aparece em quarto lugar: Aqui estão 2,2 mil das 24,6 mil fontes existentes no Brasil. 

Especialistas do setor observam que a posição de destaque se deve aos incentivos para a aquisição deste tipo de tecnologia e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Para o secretário de Administração e Finanças, Giovani Gelson Meneghel, o case de Piratuba, em que o município que é sede da Usina Hidrelétrica Machadinho, maior hidrelétrica do estado, com  1140 MW de potência instalada, a implantação do novo modelo de produção de energia limpa, representa um grande avanço no que se refere à sustentabilidade e avanços em matrizes renováveis.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...