Decretos foram feitos depois que as cidades acumularam estrago por conta das fortes chuvas no início ...
Palhoça poderá ficar fora da rede de transporte coletivo integrado
Dos oito municípios que devem participar, apenas Palhoça ainda não tem a lei que autoriza a prefeitura a firmar convênio com a Suderf
O projeto de integração do transporte coletivo na Grande Florianópolis deve avançar neste ano após os atrasos que inviabilizaram o início do processo de criação da rede metropolitana em 2019.
Dos oito municípios que devem participar, apenas Palhoça ainda não tem a lei que autoriza a prefeitura a firmar convênio com a Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis) para a gestão do transporte.

São José, que também atrasou na discussão e aprovação da lei, sancionou o documento no dia 17 de dezembro. Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara também estão autorizadas pelas suas Câmaras Municipais a participarem da integração.
A Câmara Municipal de Palhoça levou mais tempo para discutir a participação do município. A presidência da Câmara argumenta que esse atraso ocorreu porque as respostas às dúvidas sobre o projeto demoraram a chegar ao legislativo. Os vereadores aprovaram o projeto no dia 18 de dezembro com emendas.
Leia também:
Condicionantes de Palhoça
O projeto de Palhoça foi aprovado com emendas que podem deixar o município fora da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo.
Isso porque os vereadores condicionaram a participação de Palhoça à instalação de três terminais e à entrada da Capital no projeto de integração, o que pode levar tempo e atrasar ainda mais a integração.
De acordo com a Suderf, se a lei de Palhoça for sancionada com essas emendas propostas pelos vereadores, a participação do município “fica inviável nesse primeiro momento”.
A assessoria de comunicação da prefeitura de Palhoça informou que o projeto chegou ao Executivo na semana passada e que o prazo de avaliação é de 15 dias.
Operação do projeto
Na quinta-feira (23), o Coderf (Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis) realizará a primeira reunião do ano para iniciar a discussão sobre a operação do projeto da integração do transporte coletivo. Representantes dos oito municípios membros da futura rede metropolitana devem participar.
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.