Parque de Coqueiros, em Florianópolis, passa por melhorias após denúncia
Visitantes reclamaram da falta de manutenção nos últimos tempos; reportagem do ND+ voltou ao parque e constatou manutenção
O Parque de Coqueiros, que leva o mesmo nome do bairro em que está instalado, em Florianópolis, passou por melhorias nesta semana. A conservação do local, que é um dos principais pontos da região continental, foi tema de reportagem do ND+, publicada na última segunda-feira (15).
Moradores reclamavam da falta de manutenção do espaço nas últimas semanas. O gramado muito alto e bancos quebrados chamavam a atenção no local, que normalmente é utilizado para lazer e esportes.
Já na tarde desta quinta-feira (18), a situação mudou. Com a grama cortada e bancos e placas restauradas, o parque voltou a proporcionar a sensação de bem-estar para os visitantes.

Em nota divulgada no início da semana, a Secretaria do Continente, da Prefeitura de Florianópolis, havia informado que enviaria equipes para avaliar a situação.
Leia mais
“Normalmente a vegetação costuma crescer muito após fortes chuvas. E enquanto está molhada, o serviço de roçagem não pode ser feito, por questão de segurança”, disse a Secretaria, por meio da assessoria de comunicação.
Novas informações divulgadas pela Secretaria do Continente nesta quinta (18) dão conta de que quase todo o procedimento de manutenção já foi realizado.
“Já foram feitas roçadas e patrolado o estacionamento lateral, faltando apenas executar o conserto do parquinho infantil a partir desta sexta-feira (19)”, disse o órgão, em nota.
“Bem melhor”, dizem visitantes
Na tarde desta quinta, os visitantes se mostraram bem mais satisfeitos com o espaço. Julia Poletto e Lucca Trilha aproveitaram a tarde de sol na Capital para passear com o cachorro. Moradora do bairro de Coqueiros, a jovem de 26 anos aprovou a manutenção do parque.
“Tava horrível, o mato muito alto, cheio de erva daninha, não dava pra trazer o cachorro porque ele voltava cheio de ‘pega-pegas’. Agora ficou bem melhor”, conta Julia Poletto.
Ela relata, ainda, que nos últimos tempos se privou de ir até o local, por conta da falta de manutenção. “Ficou assim por várias semanas, então era bem complicado de vir. Como vi que deu uma melhorada, pude voltar”.

Mudança de cenário
Maria Salete Tondello, de 45 anos, havia visitado o Parque de Coqueiros na última semana, e se assustou com a condição do espaço.
“Semana passada estive aqui, e fiquei naquela área cimentada, porque estava um mato muito alto, bancos quebrados. Então, não dava pra vir”, lamenta.
Ao passar pelo bairro nesta quinta, ela notou que a situação estava melhor, e usufruiu do parque com a filha, Pietra Tondello, de cinco anos, e sua cachorrinha Lupita.

“Hoje deu pra sentar aqui. É maravilhoso, a gente pode dar uma escapadinha, eu vim até o bairro para ir até o posto de saúde e resolvi ficar pra curtir um pouquinho” conta Maria Salete.
Mais espaço para a prática de esportes
A professora de educação física Ana Cláudia de Jesus, de 31 anos, comanda um projeto de esportes com adolescentes na região. O corte no gramado abriu mais possibilidades para a prática de atividades esportivas no local, além de um alívio para os olhos, avalia a profissional.

“Nessas últimas semanas que a gente veio pra cá o mato tava alto. Nós usávamos somente o cimento, hoje vamos poder utilizar o gramado, é um espaço a mais que ganhamos para fazer atividades. E até pra olhar, fica mais bonito, né?”, diz.
Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+
Entre no grupo