Parque Urbano e Marina Beira-Mar de Florianópolis deve começar a ser construído em 2022

Além da marina, com 600 vagas privadas para embarcações, a obra prevê vários atrativos, entre eles um parque urbano, um parque aquático, bares e restaurantes

O Parque Urbano e Marina da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, deve começar a ser construído em 2022. Agora, o anteprojeto está passando por adequações. A expectativa é que o empreendimento gere mais de 2.500 empregos. A obra vai redesenhar a orla no Centro de Florianópolis. Um projeto complexo, num investimento totalmente privado de R$ 190 milhões, que já tem um cronograma definido.

Início das obras do Parque Urbano e Marina da Beira-mar Norte está previsto para o final de 2022 – Foto: Divulgação/NDInício das obras do Parque Urbano e Marina da Beira-mar Norte está previsto para o final de 2022 – Foto: Divulgação/ND

No mês passado, a Prefeitura de Florianópolis teve uma reunião com a empresa que está fazendo o anteprojeto, que é a preparação para o projeto executivo final. O estudo do solo no mar já foi concluído. Agora, a empresa está fazendo as adequações que foram solicitadas pela prefeitura.

“Algumas ações têm sido feitas para que a gente retifique algumas áreas do projeto, para a gente poder melhorar e fazer a melhor entrega possível para a comunidade de Florianópolis. Por exemplo, Florianópolis é reconhecidamente uma cidade do skate e nós não tínhamos uma pista de skate adequada no parque, uma pista de skate pública. Então, nós pedimos para o empreendedor fazer isso e ele aceitou”, explicou o secretário municipal de Turismo, Juliano Pires.

O projeto vai começar no trapiche da Beira-Mar Norte e vai até o bolsão de estacionamento da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), somando 440 mil metros quadrados, o que equivale a cerca de 40 campos de futebol. Além da marina, com 600 vagas privadas para embarcações, a obra prevê vários atrativos. Entre eles, um parque urbano, um parque aquático, bares e restaurantes.

De acordo com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) da Capital, vão ser gerados milhares de empregos. “Seguramente, por volta de umas 2.500 vagas de trabalho direto e indireto. Isso fora toda aquela parte de infraestrutura comercial que deve ter, que são restaurantes, lojas, bares, essas coisas todas que também vão ocasionar mais postos de trabalho diretamente e indiretamente”, disse o gerente de articulação e negócios da CDL, Hélio Leite.

A Prefeitura diz que o anteprojeto deve ficar pronto em até 50 dias: “Nós estamos dando enfoque total no anteprojeto. Com o anteprojeto, nós damos entrada no licenciamento ambiental lá no Instituto do Meio Ambiente e esse licenciamento ambiental, ele obrigatoriamente tem que correr um prazo. Nós entendemos que conseguimos o licenciamento a partir de outubro do ano que vem. Então, em agosto, nós finalizamos o projeto executivo da marina pra início das obras em novembro de 2022”, revelou Pires.

A previsão é de que o Parque Urbano e Marina Beira-Mar fique pronto em outubro de 2025.

Confira mais informações na reportagem do Balanço Geral Florianópolis.

+

BG Florianópolis

Loading...