Ponte Hercílio Luz: metade da ponte está sem luz há mais de dois meses

Há mais de dois meses que a Ponte Hercílio Luz está metade acesa e metade apagada

Quem passa pela Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante a noite percebe que parte da estrutura está apagada ou com as luzes piscando. A iluminação já está assim há cerca de dois meses. O motivo para o problema seriam furtos de fios elétricos, segundo informações do fiscal de restauração da ponte, José Abel da Silva.

Há mais de dois meses que a Ponte Hercílio Luz está metade acesa e metade apagada – Foto: Reprodução/NDTV RecordTVHá mais de dois meses que a Ponte Hercílio Luz está metade acesa e metade apagada – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

“Isso é fruto de uma minoria, vândalos que vêm aqui furtar fios para fins totalmente alheios ao nosso conhecimento. E aí, como toda a parte elétrica trabalha com circuitos diferenciados, quando acontece um corte de um fio desse, automaticamente o disjuntor baixa. Ou seja, ele apaga a luz, até por uma questão de segurança. É isso que vêm acontecendo”, explicou o fiscal. Ele contou ainda que a manutenção necessária tem sido feita e lamentou o desrespeito com um patrimônio tão querido para o Estado.

Segundo Silva, há um contrato em tramitação na secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina que prevê a manutenção diária da ponte. “A função de um contrato de manutenção é fazer um tratamento preventivo para a gente evitar tudo aquilo que a gente já passou no passado. Dentro desse contrato existe a previsão de [instalação de] duas guaritas”, revelou. A previsão é que, durante o dia, a empresa trabalhe na manutenção da estrutura e, à noite, guardas vigiem a ponte das guaritas nas cabeceiras localizadas na Ilha e no Continente.

Confira a reportagem do Balanço Geral Florianópolis.

+

BG Florianópolis