Pontes que dão acesso a Florianópolis passam por manutenção
Contrato válido pelos próximos três anos inclui vistorias diárias, mensais e trimestrais, substituição de parafusos e retoques na pintura
As pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, que dão acesso a Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, vão passar por serviços de manutenção para garantir a longevidade das estruturas.

O contrato de manutenção para a “Velha Senhora”, como é conhecida a Hercílio Luz, é válido pelos próximos três anos com vistorias e diárias, mensais e trimestrais, substituição de parafusos e retoques na pintura. O custo total é de R$ 5,5 milhões.
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O contrato ainda inclui colocação de novas tachas e delineadores de sinalização, substituição de defensas danificadas, colocação e substituição de itens das redes de segurança, substituição de componentes do sistema de iluminação e outros reparos.
O governo aposta na prevenção para evitar gastos elevados com restaurações e interdições de equipamentos públicos. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, a Ponte Hercílio Luz representa um patrimônio dos catarinenses e necessita ser preservada.
“Precisamos ter zelo com o patrimônio dos catarinenses. Investir em manutenção representa nunca mais ter uma interdição da Ponte Hercílio Luz. Esse é um compromisso da atual gestão. Investir em prevenção atende os critérios técnicos. Temos uma ponte pênsil, única no mundo, que necessita de cuidados por conta de suas especificidades. Com a manutenção, ela nunca mais vai deixar de estar conosco”, salienta o secretário.
Colombo Salles e Pedro Ivo Campos também recebem manutenção
Além da ponte Hercílio Luz, as outras pontes que ligam o Continente ao Centro, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, também recebem manutenção. Elas suportam mais de 90% do tráfego de entrada e saída de veículos de Florianópolis.

De acordo com a engenheira Lis Marie Veiga, responsável pela fiscalização da obra, o trabalho deve ser concluído ainda em 2021. O custo total da obra de manutenção está na casa dos R$ 30 milhões.
Além da reforma de manutenção mesoestrutural, foi realizado ainda um segundo contrato para reforço estrutural em seis blocos – três na Pedro Ivo Campos e três na Colombo Salles – que estavam em estado crítico e ameaçavam provocar um colapso das estruturas. O trabalho foi concluído há pouco menos de um ano e teve o custo de quase R$ 7 milhões.
Segundo Lis Marie, as pontes de Florianópolis não receberam manutenção por muito tempo e os atuais trabalhos visam garantir mais segurança e tranquilidade aos motoristas.