Prefeitura prepara execução do sistema viário de acesso à Ponte Hercílio Luz

Licitação do tipo concorrência foi lançada para contratar empresa que irá executar o projeto, orçado em R$ 3.709.793,91

A Prefeitura de Florianópolis se prepara para executar até o final deste ano a primeira etapa do projeto viário e urbanístico do entorno da Ponte Hercílio Luz, que vai promover mudanças na mobilidade urbana da região.

Para isso, lançou o edital de licitação, tipo concorrência, no dia 8 de julho, para contratação da empresa que realizará num prazo de quatro meses os serviços, orçados em R$ 3.709.793,91.

Projeto tem execução prevista até o final deste ano – PMF/DivulgaçãoProjeto tem execução prevista até o final deste ano – PMF/Divulgação

As mudanças

Segundo a prefeitura, nesta etapa as obras vão buscar melhorar o sistema viário de acesso à ponte, que tem previsão de reabertura ao tráfego em 30 de dezembro, para ônibus, pedestres e ciclistas.

Ao todo, sete vias públicas municipais do Centro e três do Estreito terão suas estruturas modificadas para possibilitar as alterações no trânsito.

Tráfego na ponte Hercílio Luz tem previsão de liberação em 30 de dezembro – PMF/DivulgaçãoTráfego na ponte Hercílio Luz tem previsão de liberação em 30 de dezembro – PMF/Divulgação

Nos casos da alameda Adolfo Konder (que vai da ponte até a rua Hoepcke), e da rua Jornalista Assis Chateaubriand (que liga a ponte até a rua Felipe Schmidt), no Centro, as obras vão ocorrer em toda a extensão das vias.

As intervenções ocorrem alguns trechos na praça José Mauro da Costa Ortiga e demais vias afetadas, a rua Felipe Schmidt, avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar Norte), rua Arno Hoeschl, rua Almirante Lamego e rua Pedro Ivo, também no Centro, e na rua Quatorze de Julho, avenida Ivo Silveira e rua Fúlvio Aducci, no Estreito.

Criação de boulevard

Na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz será feito um boulevard, com a elevação da pista com pavimento em blocos intertravados, ou paver, no nível do passeio.

Também será reformulado o desenho da praça José Mauro da Costa Ortiga, na confluência da rua Felipe Schmidt com a rua Jornalista Assis Chateaubriand, configurando uma rótula, e ampliado o sistema cicloviário (composto por ciclovias e ciclofaixas).

O boulevard com pista elevada englobará toda a alameda Adolfo Konder e parte da rua Jornalista Assis Chateaubriand.

“Tudo isso para propiciar mais conforto e segurança para ciclistas, pedestres e ônibus que trafeguem tanto em direção ao Ticen (Terminal Integrado do Centro) quanto à Beira-Mar Norte”, disse a prefeitura, em nota.

Para facilitar o deslocamento dos ônibus entre a Ponte Hercílio Luz e o Ticen, será feita também melhoria no raio de acesso entre a rua Francisco Tolentino e a rua Pedro Ivo, viabilizando o giro do transporte coletivo para a entrada no terminal.

Já o trajeto dos ônibus provenientes da ponte com destino à Beira-Mar Norte se dará pela rua Jornalista Assis Chateaubriand, seguida da rua Felipe Schmidt.

Sistema cicloviário

Quanto ao sistema cicloviário, as novidades ficam por conta da implantação de ciclovia ao longo de toda a alameda Adolfo Konder e rua Jornalista Assis Chateaubriand, no trecho da rua Felipe Schmidt para a avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, bem como na própria Beira-Mar Norte, passando por dentro dos bolsões de estacionamento, até a rua Arno Hoeschl. A rua Almirante Lamego já possui ciclofaixa.

Continente

Na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz será criada uma interseção entre a saída da ponte, a rua Quatorze de Julho, a avenida Ivo Silveira e a rua Fúlvio Aducci, de modo a organizar o fluxo de ônibus e outros veículos no entorno da entrada e saída da ligação com a Ilha.

Também será feito um boulevard com pista elevada na alça que liga a Ponte Hercílio Luz com a avenida Ivo Silveira, passando pelo viaduto sobre a rua Fúlvio Aducci, que passará por reforço e ampliação de sua estrutura.

Dentro da área do boulevard, antes do entroncamento com a rua General Eurico Gaspar Dutra, foi previsto dois locais para parada de ônibus, um destinado aos veículos urbanos, e o outro para os de turismo.

Projeto

Cabe ainda informar que nesta primeira etapa do projeto, as vias que não necessitarem de intervenções vão receber repavimentação asfáltica e iluminação.

O paisagismo será feito nos canteiros das novas rótulas e nos redesenhos de calçadas e bordas de ciclovias no boulevard insular.

Outras etapas previstas pela Prefeitura de Florianópolis visam dar continuidade à execução de melhorias com revitalização urbanística do entorno das cabeceiras, criação de novas rotas cicloviárias e de espaços para embarque e desembarque de passageiros do transporte público, por exemplo.

O projeto integra outro mais amplo, denominado “Ponte Viva”, que envolve também questões de patrimônio, turismo, cultura, esporte e lazer.

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