Primeira Rua-praça de Florianópolis começa a ser construída na Tapera

Rua da Praia, no bairro Tapera, será remodelada com instalação de ciclovia, pavimentação, áreas de lazer e esporte e calçadas; obras iniciaram nesta quinta-feira

A primeira rua-praça de Florianópolis começou a ser construída nesta quinta-feira (4). Ela tem endereço na Rua da Praia, no bairro Tapera, no Sul da Ilha de Santa Catarina. A obra deve ser concluída no prazo de cinco meses.

Primeira 'rua-praça' de Florianópolis será construída na TaperaRua-praça é construída na Rua da Praia, tendo uma extensão de Toda a extensão de 476,51 metros – Foto: PMF/Divulgação/ND

De acordo com a Secretária de Mobilidade e Infraestrutura, o projeto de revitalização contará com investimento de mais de R$ 1 milhão. A obra contempla toda a extensão da rua, de 476,51 metros, sendo 335 metros de Orla Marítima da Praia da Tapera.

A concepção urbanística do projeto é da Secretaria de Mobilidade/Ipuf e a coordenação e execução é da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A empreiteira Arruda é a empresa responsável pelas obras.

Projeto

O projeto prevê pavimentação paver (blocos de concreto travados entre si) e contará com a execução de drenagem, sinalização e iluminação com rede elétrica subterrânea.

As obras tiveram início nesta quinta-feira e devem ser concluídas em cinco meses – Foto: PMF/Divulgação/NDAs obras tiveram início nesta quinta-feira e devem ser concluídas em cinco meses – Foto: PMF/Divulgação/ND

Na parte de urbanismo, a obra contempla a implantação de ciclovia, passeios com acessibilidade, decks, bancos e mesas de concreto, rampa de acesso à praia, quadra poliesportiva em areia com arquibancada, bicicletário, parque infantil, novos canteiros com arbustos, lixeiras e área de estacionamento.

Cronograma

Conforme o secretário de Infraestrutura, Valter Gallinam as obras terão início pelo trecho final da rua, para não prejudicar o tráfego na via. Atualmente a pavimentação da Rua da Praia é de lajotas com trechos de chão batido.

Primeiro ocorrerá a colocação do pavimento em paver e concreto. “Logo ao lado estamos preparando a estrutura para a construção da quadra de areia poliesportiva, parque infantil e área de convivência”, explica Gallina.

A iniciativa visa trazer mais infraestrutura para pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pela região, promovendo também atividades de lazer e contemplação.

História

Com conexão a uma outra importante via, a Rodovia Açoriana, a Rua da Praia localiza-se na Tapera, região de Florianópolis que teve os índios Carijós como seus primeiros habitantes. Após a criação do Centro de Aviação Naval, em 1923, a localidade começou a se desenvolver.

A região transformou-se em uma vila de pescadores e na sequência, um antigo campo de pouso foi transformado em aeroporto e, com o crescimento da Base Aérea, famílias dos militares e civis começaram a estabelecer-se na região, ampliando o caráter residencial do bairro Tapera.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Infraestrutura