Primeiro trecho da 3ª faixa da BR-101 em SC tem data para ser liberado; confira

Confirmação foi dada pela concessionária responsável e indica a primeira parte - de um total de três - de uma das obras mais aguardadas pela mobilidade da região

A concessionária responsável pelo trecho Norte da BR-101, em Santa Catarina, Arteris Litoral Sul, confirmou para a próxima terça-feira (31), a liberação do primeiro lote da terceira faixa na Grande Florianópolis.

Obras da terceira faixa pista norte da BR-101 têm previsão de conclusão para novembro; primeiro trecho já com liberação para esta próxima semana – Foto: Divulgação/NDObras da terceira faixa pista norte da BR-101 têm previsão de conclusão para novembro; primeiro trecho já com liberação para esta próxima semana – Foto: Divulgação/ND

O espaço apto a receber o intenso movimento da rodovia vai do km 210 até o km 205, entre a Ponte do Imaruim até a entrada da Via Expressa, rodovia de acesso a capital Florianópolis.

A liberação oficial está marcada para às 9h, na via marginal, em frente ao Fort Atacadista, no entroncamento com a Via Expressa.

Restante da obra

Com um total de 15,6 km de extensão, a terceira faixa no sentido Norte é vista como uma importante alternativa de desafogo para o trânsito na região que mistura o tráfego urbano com o tráfego de cargas, nesta que é a principal artéria do Mercosul.

O trajeto a ser liberado corresponde ao meio do trecho, ou seja o lote dois, que está sendo construído. A faixa adicional, orçada em mais de R$ 53 milhões, tem início estipulado no km 216, em Palhoça, altura do trevo com a BR-282 que leva à Serra de Santa Catarina, até o km 200,4, em São José, em frente ao Hotel Golden.

Previsão antecipada

O primeiro lote começa no km 216 e vai até o Continente Shopping. O segundo – o mais adiantado e que será liberado – vai do shopping até a entrada da Via Expressa. O terceiro lote vai da entrada da Via Expressa até o km 200,4, em São José.

Terceira pista da BR-101 está em fase adiantada de conclusão, segundo informado pela concessionária – Foto: Arteris/divulgação/NDTerceira pista da BR-101 está em fase adiantada de conclusão, segundo informado pela concessionária – Foto: Arteris/divulgação/ND

De acordo com a empresa, o prazo contratual para finalização da obra é fevereiro de 2022, mas com o ritmo atual dos trabalhos, a concessionária vislumbra a entrega completa para novembro deste ano, antes da temporada de verão.

Atualmente, cerca de 200 pessoas trabalham no canteiro de obras, com destaque para as atividades de reforma e ampliação das pontes sobre os rios Maruim e Passa Vinte, em Palhoça, trabalhos para adequação de acessos e preparação da operação de terceira faixa no eixo principal.

Ao todo, a obra prevê adequação de 23 alças de entrada e saída da rodovia – para garantir o acesso seguro com faixa adequada de aceleração e desaceleração. Até o momento, dez delas foram ajustadas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...