Saiba o que abre e o que fecha no feriadão de aniversário de Itajaí

Prefeitura decretou ponto facultativo nesta segunda (14) e feriado municipal na terça (15), data que Itajaí comemora 161 anos

A semana começa com feriado prolongado em Itajaí. Na terça-feira (15), o município celebra 161 anos de fundação. Tanto na segunda (14) quanto na terça, o funcionamento de serviços públicos terá alterações.

Isso porque o município decretou ponto facultativo na segunda, além de feriado municipal na terça. Por isso, só os serviços essenciais serão mantidos, por escalas.

Saiba o que abre e o que fecha no feriadão de aniversário de Itajaí – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/NDSaiba o que abre e o que fecha no feriadão de aniversário de Itajaí – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Já os órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas voltam a funcionar normalmente na quarta-feira (161).

Saúde

O atendimento médico será mantido nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h do Cordeiros e do CIS (Centro Integrado de Saúde). Crianças sem sintomas de Covid-19 também poderão ser atendidas na Unidade de Atendimento Infantil do Hospital Universitário Pequeno Anjo.

As demais unidades básicas de saúde, centros especializados, farmácia municipal e outros órgãos administrativos da Secretaria de Saúde de Itajaí estarão fechados, retomando o atendimento normal ao público na quarta-feira (16).

Ainda na segunda-feira, profissionais da Educação vão poder se vacinar no Centreventos. Podem receber o imunizante, profissionais que atuam em sala de aula no Ensino Fundamental (4º ao 9º ano), no Ensino Médio e no ensino profissionalizante de unidades públicas e privadas. O horário de atendimento será das 8h às 17h30.

Na terça-feira (15), feriado de aniversário de 161 anos de Itajaí, não haverá vacinação. A imunização dos profissionais da Educação será retomada na quarta (16) e segue até quinta-feira (17). Não é necessário fazer agendamento. 

Escolas

As escolas da rede municipal de ensino de Itajaí devem funcionar normalmente nesta segunda. Na terça, por ser feriado, não haverá aulas. O expediente retorna normalmente na quarta.

Já o atendimento na sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação não funcionará na segunda e terça-feira, sendo retomado na quarta.

Transporte público

A empresa Transpiedade, responsável pelo transporte público da cidade, adotará o itinerário de domingo no feriado de terça-feira. Horários e linhas podem ser conferidos no site da concessionária ou pelo telefone (47) 3349-2203.

Demais serviços

O Procon atenderá na segunda (14) as audiências agendadas previamente. Já a Secretaria Municipal de Obras não terá atendimento administrativo na segunda e terça-feira, mas estará em regime de plantão.

Não haverá coleta de lixo na terça. O serviço deve ser retomado apenas na quarta (15). O Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) atenderá 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115, (47) 3344-9000 ou pelo Whatsapp (47) 99261-3492. A autarquia retomará o atendimento presencial na quarta, a partir das 7h.

Comércio

O Itajaí Shopping abre normalmente tanto nesta segunda quanto na terça, das 10h às 22h. O atendimento da Polícia Federal que fica no shopping não atende neste feriado.

O Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) de Itajaí informou que uma parcela dos comerciantes formalizou acordo com os funcionários e, portanto, deve abrir as portas no deriado. Mesmo assim, a maioria dos comércios deve permanecer fechado nesta terça (15). Mercados e supermercados devem abrir normalmente.

Fiscalização também será intensificada no feriadão – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/NDFiscalização também será intensificada no feriadão – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Fiscalização intensificada

Para evitar o relaxamento das medidas de prevenção à Covid-19, como o distanciamento social e uso de máscara, e impedir aglomerações durante o feriadão, o município também deve intensificar a fiscalização durante o feriadão.

O trabalho envolve rondas preventivas, barreiras com blitz na entrada das praias, vistorias e verificação de denúncias da população. A operação também vai fiscalizar as vias públicas das praias e dos bairros, a avenida Beira-Rio, além de bares e restaurantes.

A ação conta com a participação das polícias Militar e Civil, bem como o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Municipal, Codetran, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde e Corpo de Bombeiros.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...