Saiba quando será possível aproveitar a nova praia de Balneário Camboriú

Alargamento da faixa de areia da Praia Central começou neste domingo (22) e deve ser concluído ainda esse ano

O alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú começou neste domingo (22) e as expectativas já estão altas. A previsão é que até novembro toda a extensão da praia já esteja concluída.

Atualmente, a faixa de areia tem, em média, 25 metros. Com o alargamento, ela deve passar a ter 70 metros. O aumento não deve diminuir tanto o sombreamento da praia, mas deve amenizar eventos extremos, como quando a maré invade a Avenida Atlântica.

Registro da praia Central de Balneário Camboriú – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/NDRegistro da praia Central de Balneário Camboriú – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Para o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), com o avanço da vacinação em todo o território nacional, a retomada para o turismo interno, onde Balneário Camboriú se destaca como destino, deve acontecer ainda este ano. Ainda nesta temporada de verão, já deve ser possível aproveitar uma nova praia.

“Com o alargamento da faixa de areia as famílias poderão aproveitar os dias de praia com maior distanciamento. E manteremos em pleno funcionamento toda a rede de saúde que ampliamos durante a pandemia, inclusive o Hospital exclusivo para o atendimento de casos de Covid”, explica.

Além do alargamento da praia, a Avenida Atlântica também deve passar por uma reurbanização. Este projeto está em fase final de elaboração. Para o prefeito, será um “grande parque a céu aberto para os moradores de Balneário Camboriú e para todos que nos visitam”.

Diminuição de eventos extremos

Conforme a secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, “com mais espaço na praia, será possível reconstruir a orla da praia que, em conjunto com a vegetação de restinga que será plantada, vão auxiliar para que estes eventos extremos tenham menor impacto na infraestrutura”.

> Acompanhe ao vivo as obras de alargamento da praia

Com a conclusão da obra, eventos mais extremos devem se tornar bem menos frequentes. “A obra de alargamento é o primeiro passo e em conjunto com a nova urbanização da Avenida Atlântica e um novo projeto de drenagem pluvial são as medidas necessárias e complementares para que se tenha o projeto de recuperação costeira completo”, afirma Maria Heloísa.

Com uma nova praia, também se acende um alerta para as alterações no mar. Na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, que também passou pelo alargamento, logo depois das obras, casos de afogamentos foram registrados.

Para o engenheiro Toni Fausto, fiscal da obra, a possibilidade de algo parecido acontecer em Balneário Camboriú é menor. “Estamos tomando cuidados possíveis para minimizar ao máximo uma rampa de declividade excessiva longo após a construção. A natureza irá conferir, após decorrido o seu tempo, características similares da praia hoje existente”, afirma.

Alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú começou neste domingo (22) – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/DivulgaçãoAlargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú começou neste domingo (22) – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

As primeiras descargas da nova areia que vai compor a praia já começaram no domingo, e a coloração da praia também chamou atenção.

Nesse primeiro momento, a areia está molhada, pois veio diretamente de uma jazida, próximo da Ilha das Cabras. Mas, com a secagem, ela deve clarear e ficar igual à areia já existente na praia.

Ao vivo das obras

O alargamento da faixa de areia da Praia Central pode ser acompanhado todos os dias pela internet. Duas câmeras instaladas no eixo da FG Big Wheel mostram 24 horas a evolução dos trabalhos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...