São José dá largada na atualização das leis para instalação da rede 5G; veja detalhes

Secretários municipais e Agência de Infraestrutura para Telecomunicações participaram de conversa sobre a criação de um marco legal para a instalação

Secretários municipais de São José reuniram-se com funcionários da Abrintel (Agência Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações) nessa quarta-feira (26). Eles discutiram a criação de um marco legal para a instalação de rede de conexão 5G no município.

Torres de celular para tecnologia 5G precisam ser instaladas no município – Foto: PixabayTorres de celular para tecnologia 5G precisam ser instaladas no município – Foto: Pixabay

De acordo com a prefeitura, para que a estrutura opere no município é necessário que a legislação seja modernizada.

O projeto para que a cidade tenha infraestrutura necessária já foi encaminhado à Câmara de Vereadores de São José e está em análise da procuradoria da casa para que receba um parecer de constitucionalidade e, assim, tramitar.

Participaram da reunião os secretários Luiz Fernando Verdini (Casa Civil), Marcelo Fett (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Adriana Isolete de Souza (Administração) e os representantes da Abrintel, o diretor executivo, Pedro Lima, e a gerente de relacionamento, Josiane Trevisan.

O evento também contou com apresentação da assessora jurídica da Abrintel, Vanessa Araújo. De acordo com o órgão, apenas 1% dos municípios brasileiros atualizaram suas leis para comportarem a infraestrutura do 5G.

Capital catarinense

Florianópolis já está apta a lançar a tecnologia 5G, conforme noticiou o ND+. Porém, para que a cidade receba cobertura integral é necessário a instalação de novas antenas.

Além de Florianópolis, outras 11 capitais já estão prontas para o lançamento do sistema. São elas: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Natal, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista.

Tecnologia 5G

A quinta geração das redes móveis (5G) terá conexões 100 vezes mais rápidas que a atual rede disponível, a 4G. Sociedade e empresas deverão ter  comunicações mais rápidas e novos serviços de cidades inteligentes.

Além disso, a tecnologia, que é inédita, transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular que espalham o sinal do 5G.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...