VÍDEO: Prolongamento da Via Expressa deve ter 3 km entregues até outubro

A primeira ordem de serviço para fazer o prolongamento da via e desafogar o trânsito foi assinada em 2014

Com informações do repórter Moisés Stuker

A SC-108 é uma importante rodovia que corta o estado desde Joinville até a divisa com o Rio Grande do Sul. Em Blumenau são vinte e quatro quilômetros de extensão e no meio do caminho uma barreira que há cinco anos traz dor de cabeça aos motoristas que precisam sair da BR-470 em direção a Itoupava Central e Vila Itoupava.

A primeira ordem de serviço para fazer o prolongamento da via e desafogar o trânsito foi assinada em 2014. As obras começaram em 2017, mas pararam nos três quilômetros iniciais por desentendimento financeiro entre a empreiteira e o governo do estado.

Após um termo de ajustamento de conduta, mediado pelo ministério público a empreiteira voltou ao trabalho e aceitou devolver treze milhões de um total de cento e trinta e oito milhões de reais ao estado, previstos para os dezesseis quilômetros de obra. Pelo acordo ela teria até o final do primeiro semestre de 2023, para concluir esses três quilômetros iniciais que ligam a via expressa a rua Guilherme Schafer no bairro Fidélis. O Governador Carlos Moisés assinou no dia 16 de julho de 2021 a ordem de reinício dos trabalhos de prolongamento da Via Expressa.

Em visita recente a Blumenau, o secretário de estado de infraestrutura, Thiago Vieira, trouxe boas notícias. “Nós estamos com as obras, a segunda linha de ação, em plena execução, e vale dizer que nós já estamos avançando para além dos 3 km”, disse. O secretário reforçou que este primeiro trecho deve ficar pronto até outubro. Para a totalidade da obra, segundo Thiago, irão mais dois anos.

A obra é de extrema importância para a região Norte. Com o prolongamento da sc-108 concluído pelo estado, a rua Doutor Pedro Zimmermann deve ser municipalizada. Assim, a região teria duas vias de conexão.

Loading...