Suportes da Ponte Hercílio Luz se transformam em novas pontes em SC

Os kits são construídos com aço utilizado para a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis durante a reforma

Você lembra das estruturas usadas para sustentar a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante a recuperação da primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente ? Passada a fase da obra e a conclusão da desmontagem, elas estão se tornando pontes em outras cidades do Estado.

Em fase de desenvolvimento do “Projeto de Kit de Transposição Metálico”, a Diretoria de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina realizou, nesta semana, a vistoria da construção das cabeceiras do primeiro kit instalado no Estado.

infraestrutura de pontes scDurante a vistoria algumas recomendações foram feitas para garantir a segurança das cabeceiras em caso de enxurradas – Foto: Defesa Civil/Reprodução

A primeira estrutura de 12 metros será montada na localidade de Rio Teófilo no município de Major Gercino. O foco do projeto é a prevenção para a substituição de antigas pontes e pontilhões que colocam em risco a circulação de pessoas ou que estão vulneráveis.

Durante a vistoria algumas recomendações foram feitas para garantir a segurança das cabeceiras em caso de enxurradas.

Os kits são construídos com aço utilizado para a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante a reforma. As peças foram beneficiadas e passaram por tratamento que garante a vida útil em cerca de 200 anos, com a manutenção adequada, segundo o governo do Estado.

“O Projeto de Kits Metálicos visa apoiar os municípios catarinenses. De forma preventiva a ação garante o escoamento da produção e o turismo rural com estruturas que reforçam a segurança das pessoas que circulam nas comunidades beneficiadas”, explicou o chefe da Diretoria de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello.

Segundo ele, o projeto vai além das ações diretamente relacionadas ao gerenciamento e enfrentamento das situações de riscos e desastres desenvolvidas pelo órgão.

Vistorias para o repasse de estruturas

Em continuidade às ações os técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina realizaram visitas nos municípios de Trombudo Central, Indaial, Gaspar, no Vale do Itajaí e em Botuverá.

Segundo a gerente de reabilitação e reconstrução da Defesa Civil, Fernanda Patrícia de Oliveira, após a aprovação das solicitações de kits de transposição a Defesa Civil realiza estudo hidrológico visando a análise da capacidade hídrica no local onde a estrutura será montada.

“Os kits metálicos são instalados, de forma preventiva, acima da cota de inundação e ampliando a capacidade de escoamento evitando que as pontes sejam submersas e que não façam o estrangulamento os risos ou córregos em situações de chuvas intensas”, explicou.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...