Suportes da Ponte Hercílio Luz se transformam em novas pontes em SC
Os kits são construídos com aço utilizado para a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis durante a reforma
Você lembra das estruturas usadas para sustentar a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante a recuperação da primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente ? Passada a fase da obra e a conclusão da desmontagem, elas estão se tornando pontes em outras cidades do Estado.
Em fase de desenvolvimento do “Projeto de Kit de Transposição Metálico”, a Diretoria de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina realizou, nesta semana, a vistoria da construção das cabeceiras do primeiro kit instalado no Estado.

A primeira estrutura de 12 metros será montada na localidade de Rio Teófilo no município de Major Gercino. O foco do projeto é a prevenção para a substituição de antigas pontes e pontilhões que colocam em risco a circulação de pessoas ou que estão vulneráveis.
Leia mais
Durante a vistoria algumas recomendações foram feitas para garantir a segurança das cabeceiras em caso de enxurradas.
Os kits são construídos com aço utilizado para a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante a reforma. As peças foram beneficiadas e passaram por tratamento que garante a vida útil em cerca de 200 anos, com a manutenção adequada, segundo o governo do Estado.
“O Projeto de Kits Metálicos visa apoiar os municípios catarinenses. De forma preventiva a ação garante o escoamento da produção e o turismo rural com estruturas que reforçam a segurança das pessoas que circulam nas comunidades beneficiadas”, explicou o chefe da Diretoria de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello.
Segundo ele, o projeto vai além das ações diretamente relacionadas ao gerenciamento e enfrentamento das situações de riscos e desastres desenvolvidas pelo órgão.
Vistorias para o repasse de estruturas
Em continuidade às ações os técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina realizaram visitas nos municípios de Trombudo Central, Indaial, Gaspar, no Vale do Itajaí e em Botuverá.
Segundo a gerente de reabilitação e reconstrução da Defesa Civil, Fernanda Patrícia de Oliveira, após a aprovação das solicitações de kits de transposição a Defesa Civil realiza estudo hidrológico visando a análise da capacidade hídrica no local onde a estrutura será montada.
“Os kits metálicos são instalados, de forma preventiva, acima da cota de inundação e ampliando a capacidade de escoamento evitando que as pontes sejam submersas e que não façam o estrangulamento os risos ou córregos em situações de chuvas intensas”, explicou.