Testes apontam problemas que podem atrasar binário na Lauro Linhares, em Florianópolis

Avaliação preliminar foi feita pela secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano que, desde outubro, realiza pequenas intervenções na via

Os testes iniciais para transformar em sentido único a Rua Lauro Linhares no bairro Trindade, em Florianópolis, já revelaram problemas que podem atrasar o futuro da implantação do binário.

A avaliação preliminar foi feita pela secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano da Capital que, desde outubro, realiza pequenas intervenções na via.

Testes na Lauro Linhares apontam problemas que podem atrasar binário em FlorianópolisTestes na Lauro Linhares apontam problemas que podem atrasar binário em Florianópolis

Segundo o secretário da pasta, Michel Mittmann, a expectativa é de que o documento com os primeiros resultados dos testes sejam apresentados em até 10 dias para a população. Ele esteve na rua nesta manhã de quarta-feira (20) e acompanhou o trabalho no local. 

“Pelo menos no primeiro momento não há viabilidade para transformar a Lauro Linhares em binário. Muitas intervenções e obras devem ser feitas no local antes de modificarmos a via”, disse.

Leia também:

Se a prefeitura decidir modificar o sentido da rua, Mittmann afirmou que haverá necessidade de construir uma ciclovia em um lado da via, para os ciclistas transitarem pelos dois sentidos.

No entanto, muitos postes foram instalados de forma irregular ao longo da rua, e não há espaço para bicicletas. 

Assim, o secretário avalia a necessidade de obras para adequar as saídas das ruas paralelas e alteração de alguns sistemas de energia. “A gente quer que a via seja utilizada por todos, inclusive pelos ciclistas que já usam o local”.

Mudanças também para o transporte público

Outro ponto que ainda provoca incerteza para a secretaria realizar a mudança é a passagem de ônibus pela via.

De acordo com a prefeitura, caso seja modificado o sentido da Lauro Linhares, o transporte público poderá ser impactado de forma negativa.

Segundo os dados dos testes iniciais, em pelo menos 75% do dia, não há filas na via. Apenas nos horários de pico, quando há grande fluxo de veículos na região, é que os congestionamentos são registrados.

“Se mudarmos, os pontos de ônibus vão precisar ser alterados e isso pode ser negativo para a população. Mais testes ainda serão feitos para a gente decidir o que fazer de fato”, afirmou o secretário.

A rua Lauro Linhares é uma das vias mais movimentadas da cidade e recebe grande parte do fluxo de pessoas que circulam no entorno da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Atualmente, 17 linhas de ônibus passam pela via. Além disso, o fluxo de pedestres, comércio e ciclistas é intenso durante todo o dia, e também à noite. 

Testes também devem ocorrer em janeiro

Para janeiro, quando a universidade estará em período de férias, a prefeitura pretende implementar o binário e realizar uma mudança provisória. A iniciativa tem como objetivo medir os impactos no trânsito. 

Durante este período de experiência, o trânsito passará a fluir da Trindade para a Agronômica, no sentido Centro. A partir daí, a Avenida Beira-Mar seria utilizada para quem seguir em direção aos bairros.

Os testes na via ocorreram após a prefeitura realizar uma enquete com os moradores da região. Na pesquisa on-line, em outubro, 76% da população que votou disse ser favorável à transformação.

+ Infraestrutura