Três municípios da Grande Florianópolis ainda não têm leis para transporte metropolitano

Com a adesão de Biguaçu, agora somam seis municípios da Região Metropolitana que possuem leis autorizativas ao convênio com o governo do Estado

Mais um passo para a construção da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo foi dado essa semana com a aprovação do Projeto de Lei 20/2019 pela Câmara de Vereadores de Biguaçu. Com isso, o município está autorizado a firmar convênio com a Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis) para a gestão do transporte coletivo, motivo de reclamação e insatisfação de quem depende de ônibus para ir de uma localidade a outra.

Com a adesão de Biguaçu, agora somam seis municípios da Região Metropolitana que possuem leis autorizativas ao convênio com o governo do estado: Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara.

Integração transporte coletivo Grande Florianópolis – Arte/NDIntegração transporte coletivo Grande Florianópolis – Arte/ND

São José e Palhoça enviaram projetos às Câmaras Municipais locais no primeiro semestre, mas o Legislativo ainda não votou os PLs (Projetos de Lei). As duas casas informaram que os PLs estão em tramitação.

Procurada, a prefeitura de Governador Celso Ramos não informou como está o processo de elaboração do Projeto de Lei.

De acordo com o superintendente da Suderf, Matheus Hoffmann, independentemente da aprovação do PL, a superintendência continua com os trabalhos de detalhamento da operação e das linhas em parceria com o Observatório de Mobilidade da UFSC e com a agência alemã GIZ.

Devido à demora para aprovação nas Câmaras de Vereadores, é possível que o lançamento do processo licitatório previsto para este ano não aconteça.

No modelo atual de transporte público coletivo, o usuário das linhas de ônibus precisa passar pelo Ticen (Terminal do Centro) para ir de Biguaçu ao Kobrasol, em São José, por exemplo. Com a integração, distorções como essa serão eliminadas pois haverá rotas específicas e terminais fora de Florianópolis, um em Biguaçu e outro em Palhoça.

Leia também:

Prefeituras pedem autorização para integrar transporte coletivo

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Infraestrutura