Vídeo sobre queda de túnel no Contorno Viário da Grande Florianópolis é falso

Imagens rapidamente viralizaram na internet, já que são muito semelhantes a uma das obras mais esperadas na Grande Florianópolis

Um vídeo que circula na internet nesta terça-feira (7), mostra um túnel desmoronando. Nas imagens, a construção é filmada a partir de uma das entradas do túnel, ainda coberto por terra. As imagens rapidamente viralizaram na internet, já que são muito semelhantes a uma das obras mais esperadas na Grande Florianópolis: o Contorno Viário, que promete desviar parte do trânsito de veículos pesados da BR-101 para um novo trecho, entre os municípios de Biguaçu e Palhoça.

O vídeo tem apenas 30 segundos, mas nenhuma informação é dada durante a gravação. E justamente isso despertou a curiosidade de quem recebia o conteúdo.

No entanto, o local das obras não é nenhum dos quatro túneis que compõem o Contorno Viário, apesar das semelhanças com os canteiros de obras. A informação foi confirmada pela Arteris Litoral Sul, por meio de sua assessoria. Segundo a concessionária que realiza a obra, “os quatro túneis estão em fase de escavação subterrânea”.

Assista o vídeo:

Vídeo mostra desmoronamento de túnel e internet relaciona com o Contorno Viário – Vídeo: Divulgação/ND

Confira a nota da Arteris Litoral Sul sobre o vídeo:

“A Arteris Litoral Sul esclarece que é fake news o vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira, 7 de setembro, que diz que um dos túneis do Contorno Viário da Grande Florianópolis desabou.

O túnel que aparece no vídeo não é nas obras do Contorno Viário.

Os quatro túneis duplos do Contorno Viário da Grande Florianópolis estão em fase de escavações subterrâneas e os trabalhos são realizados seguindo todas as medidas de segurança.

O lado norte do túnel 4 é o que conta com escavações mais avançadas, chegando a 140metros de comprimento túnel adentro.”

Obras continuam avançando

Na semana passada, o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, esteve em Brasília e entregou, em mãos, um ofício que solicita a alteração em um trecho que corta o bairro Alto Aririú.

A alteração mencionada pelo município é no entroncamento do contorno com a avenida São Cristóvão, bairro Alto Aririú, com o traçado do trecho Sul. “Tem uma escola e uma igreja, na região, além de pontos de visitação turística”, acrescentou o prefeito.

Túneis sendo abertos; obra trará um importante respiro para a mobilidade local – Foto: Arteris/divulgaçãoTúneis sendo abertos; obra trará um importante respiro para a mobilidade local – Foto: Arteris/divulgação

Entre o fim de julho e o início de agosto foram colocadas as 14 vigas longarinas que servirão de base para a construção da laje do tabuleiro do viaduto do trevo, justamente onde será construído o trevo de cruzamento da futura rodovia com a BR-282, em Palhoça. Cada viga tem 40 metros de comprimento e pesa 90 toneladas.

Sobre a obra do Contorno Viário

Com prazo de conclusão inicial para 2012, a estrutura passou por várias pendências até que entrasse em sua parte final e mais complexa. Com isso, o prazo para a entrega foi estendido para dezembro de 2023.

Considerada uma das maiores obras de infraestrutura do país, o Contorno Viário é um corredor expresso com 50 km que está sendo construído para desafogar o trânsito da BR-101, na região da Grande Florianópolis.

Além disso, o objetivo da obra é desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da Capital, possibilitando a travessia do trecho em cerca de 38 minutos, gerando um ganho médio de 1h22 no tempo de viagem nos horários de pico.

A expectativa é que, com a conclusão do Contorno Viário, cerca de 18 mil veículos pesados sejam desviados da BR-101 por dia. A  empreiteira Camargo Corrêa é a construtora que atualmente atua nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Contorno Viário em Números:

  • 50Km de rodovia, pista dupla
  • 4 túneis duplos
  • 7 pontes duplas
  • 20 passagens em desnível
  • 6 trevos de interseção
  • Investimento total de R$3,7 bilhões, sendo que R$1,7 bilhão já foram investidos
  • Atualmente, 3.000 trabalhadores atuando nas diversas frentes de obras
  • 500 equipamentos pesados em operação
Obras concluídas
  • 4 pontes
  • 2 passagens inferiores
  • 5 passagens superiores
  • 1 trevo completo
  • 11 km de pavimentação

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...