VÍDEO: veja como a draga de Balneário Camboriú trabalha em alto mar

Após três dias no Paraná, equipamento voltou abastecido para concluir a obra de alargamento da faixa de areia da praia Central

Após ser abastecida no Porto de Paranaguá no Paraná, a draga Galileo Galilei voltou para Balneário Camboriú nesta quinta-feira (23) afim de concluir a obra de alargamento da faixa de areia da praia Central agora, sentido Pontal Norte no Centro da cidade.

A Galileo Galilei chegou nesta quinta-feira (23), e já fez uma descarga de areia na madrugada, outra de manhã, e o trabalho acelerou, agora, em direção ao centro da praia.

Draga voltou do porto de Paranaguá nesta quinta-feira (23) e já fez três descargas – Foto: Secom BC/DivulgaçãoDraga voltou do porto de Paranaguá nesta quinta-feira (23) e já fez três descargas – Foto: Secom BC/Divulgação

As imagens do equipamento sugando a areia em alto mar são impressionantes. A draga tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, mas nesta obra de Balneário Camboriú, cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos.

A redução no volume de areia por viagem se faz necessária pela pouca profundidade da enseada. Pelos cálculos dos engenheiros, serão quatro descargas da draga por dia.

Imagens aéreas mostram draga de Balneário Camboriú atuando em alto mar – Vídeo: Secom BC/Divulgação

Desde sábado (18), a obra de recuperação passou a ser feita da rua 3.700 na direção norte. Na parte sul da praia, já recuperada, houve o desmonte e retirada da tubulação utilizada nesse trecho.

FOTOS: Veja como estão outras praias alargadas como em Balneário Camboriú

Desde que voltou do Paraná, Draga já fez três descargas de areia sentido Pontal Norte – Vídeo: Secom BC/Divulgação

A população poderá aproveitar este trecho já nas próximas semanas, pois a tubulação no trecho sul deve ser retirada e o próximo período também servirá para a continuada conformação da inclinação da praia que está dentro das perspectivas de entrega da nova praia Central com as mesmas características originais.

Imagens impressionantes mostram a draga de Balneário Camboriú atuando em alto mar – Foto: Secom/DivulgaçãoImagens impressionantes mostram a draga de Balneário Camboriú atuando em alto mar – Foto: Secom/Divulgação

O preenchimento da rua 3.700 em direção ao Centro vai ser feito até a altura da rua 2.200. Quando o preenchimento chegar na 2.200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante desta rua, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.

Essa remoção da ponta da tubulação principal da 3.700 até a 2.200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápida e facilmente até o Pontal Norte. A previsão para término desta obra de preenchimento é novembro deste ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura

Loading...