VÍDEO: Veja como ficará o Contorno Viário da Grande Florianópolis

Concessionária Arteris Litoral Sul divulgou vídeo para ilustrar o tamanho da obra, na Grande Florianópolis, que se consolida como uma das maiores em infraestrutura de todo o País

A Arteris Litoral Sul divulgou, nesta quinta-feira (18), um vídeo ilustrando a parte final e decisiva do Contorno Viário, corredor expresso com 50 km que está sendo construído para desafogar o trânsito da BR-101 na região da Grande Florianópolis.

Obras do Contorno Viário prometem revolucionar o trânsito da Grande Florianópolis – Foto: Arteris Litoral Sul/DivulgaçãoObras do Contorno Viário prometem revolucionar o trânsito da Grande Florianópolis – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação

Considerada uma das maiores obras de infraestrutura do País, a construção do Contorno Viário é tão essencial quanto está atrasada. Com prazo de conclusão inicial para 2012, a estrutura passou por várias pendências até que entrasse em sua parte final e complexa. Também por isso o “novo” prazo para a entrega foi esticado até 2024.

O vídeo disponibilizado pela Arteris, inclusive, retrata a grandiosidade da obra. O superintendente de investimentos, Marcelo Módolo, destaca que o vídeo conseguiu retratar a grandiosidade dessa obra.

“O Contorno Viário é um compromisso da Arteris com Santa Catarina e uma das maiores obras em andamento no Brasil. Esse vídeo é importante para que a sociedade compreenda a complexidade desse projeto e todo o esforço dedicado das equipes envolvidas para entregar essa obra ao cidadão catarinense”, conclui.

Corredor expresso da Grande Florianópolis

O vídeo mostra ainda que o objetivo do Contorno Viário da Grande Florianópolis é desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da Capital, possibilitando a travessia do trecho em cerca de 38 minutos, gerando um ganho médio de 1 hora e 22 minutos no tempo de viagem nos horários de pico.

A expectativa é que, com a conclusão do Contorno Viário, cerca de 18 mil veículos pesados sejam desviados da BR-101 por dia.

Para que isso seja possível, o projeto foi elaborado para fazer com que a rodovia tenha características de uma via expressa, sem subidas e descidas acentuadas, estrada plana e com curvas suaves, evitando a necessidade de redução da velocidade.

Para isso, também, o Contorno Viário terá uma série de obras de arte especiais, como seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível.

Quatro túneis duplos

O material lançado mostra os quatro túneis duplos que serão construídos. Os quatro túneis terão iluminação a LED, automação para sistema inteligente de transporte, com medição de temperatura, pressão, detecção de níveis de CO2 para ativação automática de exaustores, sistema anti-incêndio e monitoramento total de câmeras.

Túnel sugerido pela concessionária será construído com uma série de mecanismos iluminação e monitoramento – Foto: Arteris Litoral Sul/divulgaçãoTúnel sugerido pela concessionária será construído com uma série de mecanismos iluminação e monitoramento – Foto: Arteris Litoral Sul/divulgação

“As obras nos quatro túneis duplos, que iniciaram em janeiro, são complexas e buscam aliar a sustentabilidade com o desenvolvimento regional. O audiovisual consegue mostrar os locais onde eles estão sendo construídos e garante uma prévia do projeto finalizado”, comenta Marcelo Módolo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Infraestrutura