5 personalidades que são de Brusque e você provavelmente não sabia

No aniversário de 161 anos de Brusque, o ND+ destaca 5 personalidades nacionais que são brusquenses, mas muita gente não sabe deste fato, você sabia?

Nesta quarta-feira (4), Brusque completa 161 anos de história e emancipação política, a cidade é conhecida pela Fenarreco, tradicional festa alemã, pelas deliciosas cucas comercializadas nas panificadoras e até festas de igreja da cidade.

Mas não é apenas as delícias alemãs que tornam Brusque nacionalmente conhecida. A cidade também é famosa por algumas personalidades nacionais, muitas delas ainda muito ligada à cidade, outras nem tanto.

Walter Orthmann, Luciano Hang e Urna eletrônica são brusquenses – Foto: Reprodução/NDWalter Orthmann, Luciano Hang e Urna eletrônica são brusquenses – Foto: Reprodução/ND

Luciano Hang

Quando se fala em Brusque a Havan, loja de departamentos, é um dos primeiros comércios que vem à mente, o fundador e dono da rede de lojas é o polêmico empresário Luciano Hang, apoiador do governo Jair Bolsonaro (sem partido).

Hang foi destaque dos noticiários nacionais após ser convocado para depor na CPI da Covid, defender a compra de vacinas contra a Covid-19 pela iniciativa privada e defender a volta do horário de verão.

Luciano Hang pegou “carona” com o presidente Jair Bolsonaro – Foto: Planalto/DivulgaçãoLuciano Hang pegou “carona” com o presidente Jair Bolsonaro – Foto: Planalto/Divulgação

Recentemente, o brusquense Luciano Hang ficou no centro do noticiário catarinense depois que o Tribunal de Justiça negou um recurso do Google, manteve uma decisão de primeira instância e determinou a republicação do vídeo de uma entrevista do empresário no YouTube.

O vídeo é da participação de Hang no programa Direto ao Ponto, da rádio Jovem Pan concedida em 29 de março e que foi retirado do ar no dia 21 de maio, sem aviso prévio. Segundo o Google, o vídeo violou as políticas de uso da plataforma.

Bryan Behr

Bryan Behr, jovem artista brusquense, ficou conhecido há quatro anos através do seu primeiro álbum: “Da cor do girassol”, a partir daí, Bryan participou de alguns programas em rede nacional e estava cumprindo agenda de shows antes da pandemia.

Recentemente, o clipe “Minha saudade tem um nome” bateu a marca de 2,1 milhões de visualizações no Youtube, outras canções de Bryan tem pouco mais de 1 milhão de acessos.

Cantor brusquense atua profissionalmente há quatro anos – Foto: Reprodução Instagram/NDCantor brusquense atua profissionalmente há quatro anos – Foto: Reprodução Instagram/ND

Quase sempre, as músicas do brusquense falam de amores, saudades e relações que ele viveu. “Gosto de dizer que tiro música de lugares e de pessoas, as vezes de uma nuvem ou de algo especial que vivi com alguém.
Tento eternizar os momentos que tenho com as pessoas que amo, escrevendo música. E eu amo muitas pessoas”, contou.

Apesar da pandemia de Covid-19, Bryan segue trabalhando em novos EP’s e canções. “Estou no processo de gravação do CAPÍTULO 2, que é um EP que junto de outros EP’s (capítulos), dará vida a um álbum”.

Jade Baraldo

De Brusque, Jade Baraldo ganhou o país ao participar da edição do The Voice Brasil em 2016, para orgulho de Brusque. Jade chegou até a semifinal da competição e soma 207 mil seguidores no Instagram.

Desde 2016, Jade tem lançado diversas músicas e álbuns, o hit mais famoso de Jade é “Bam Bam Bam” com participação de Luccas Carlos tem 950 mil visualizações no YouTube.

Jade Baraldo chegou a semifinal do The Voice em 2016 – Foto: Reprodução Instagram/NDJade Baraldo chegou a semifinal do The Voice em 2016 – Foto: Reprodução Instagram/ND

Walter Orthmann

Recordista mundial na categoria “trabalho”,  Walter Orthmann entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a pessoa que passou mais tempo trabalhando num mesmo local. Esse ano, aos 99 anos, ele completou 83 anos de carteira assinada.

A jornada começou em 17 de janeiro de 1938. Walter tinha apenas 15 anos quando foi contratado como auxiliar de escritório em uma fábrica têxtil tradicional em Brusque.

Walter Orthmann na Alesc – Foto: Guto Kuerten/Agência AL/NDWalter Orthmann na Alesc – Foto: Guto Kuerten/Agência AL/ND

E se engana quem acha que Orthmann não se adaptou às tecnologias. Quem trabalha com ele, já sabe: seu Walter pode ser visto vistoriando tudo, com seu fiel tablet em mãos. Ele também dirige todos os dias para o trabalho, e conta que esse é um dos segredos para tanta longevidade.

Hoje, Walter é gerente comercial, mas passeia por todos os setores. Afinal, há tanto tempo na empresa, não há ninguém que conheça a indústria como ele.

Walter Orthmann trabalha há mais de 80 anos na mesma empresa, em Brusque – Foto: Matheus Nunes/NDTVWalter Orthmann trabalha há mais de 80 anos na mesma empresa, em Brusque – Foto: Matheus Nunes/NDTV

Em 2008, Walter foi reconhecido pelo RankBrasil como o trabalhador com mais tempo de atividade em uma empresa no Brasil. Desde então, ele vem quebrando seu próprio recorde a cada ano que completa de trabalho.

O último recorde registrado no site do Guinness Book é de 2019, quando completou 81 anos e 82 dias de trabalho.

Urna Eletrônica

O que muitos brasileiros não sabem é que a urna eletrônica também é brusquense, ela que está no centro de discussões sobre voto aditável foi criada no final da década de 1980.

O então juiz de direito Carlos Prudêncio, realizou a primeira contagem eletrônica de votos em 1982. Em 1985, houve a implantação de um cadastro eleitoral informatizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Urna eletrônica é de Brusque – Foto: Divulgacão/O Trentino/NDUrna eletrônica é de Brusque – Foto: Divulgacão/O Trentino/ND

Até que, em 1989, foi realizada a primeira votação eletrônica válida, na cidade de Brusque com o sistema desenvolvido pelo irmão do então Juiz, Roberto Prudêncio.

Quando questionada a segurança da urna eletrônica, o TSE destaca que a Justiça Eleitoral utiliza o que há de mais moderno em termos de segurança da informação para garantir a integridade, a autenticidade e, quando necessário, o sigilo.

Esses mecanismos foram postos à prova durante os Testes Públicos de Segurança realizados em 2009 e 2012, nos quais nenhuma tentativa de adulteração dos sistemas ou dos resultados da votação obteve êxito.

Além disso, há diversos mecanismos de auditoria e verificação dos resultados que podem ser efetuados por candidatos e coligações, pelo Ministério Público, pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo próprio eleitor.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Internet

Loading...