Sabrina Aguiar

sabrina.aguiar@ndtv.com.br Coluna sobre os assuntos de Joinville e região. A economia, segurança pública, política e todos outros fatos por quem vive e pensa sobre as cidades.


Atenção! Agora tem golpe novo no Instagram

Criminosos usam de fotos e textos para atrair a vítima e na verdade é um golpe para roubo de dados e dinheiro

Parece ser a própria pessoa publicando. Ou no stories divulgando móveis de um amigo para a venda e com preços atrativos. Mas também há outra abordagem mandando por mensagem direct (no privado para as pessoas) em que vai realizar um curso mas não consegue acessar o link e pede para a vítima clicar, com objetivo hackear a outra conta também.

A criatividade não tem fim mesmo para quem quer aplicar um golpe. Desde empresas (grandes ou pequenas) a usuários simples com perfil pela Internet. A intenção é fazer dinheiro e para chegar a eles um desafio e tanto para as polícias.

Mais um golpe que exige atenção dos usuários de Internet- Foto: PxhereMais um golpe que exige atenção dos usuários de Internet- Foto: Pxhere

Tudo se trata de golpe porque ao enviar o link para o seu celular a quadrilha passa a ter acesso aos seus dados de contas e perfis na Internet também. A fraude está no anúncio que vem em seguida com produtos como se estivessem à venda por preços bem abaixo do mercado.

O alvo também para dar continuidade e ir atrás de outras possíveis vítimas. A polícia militar já está divulgando para alertar a todos a evitar e denunciar em casos que infelizmente acontecem. Na postagem do perfil da Polícia de Jaraguá do Sul inclusive, são vários os comentários de pessoas que foram alvos desses criminosos.

O alerta é para não clicar em link enviado, mesmo que possa parecer de alguém próximo. Na dúvida, realize uma chamada de vídeo para quem está te abordando. Acima de tudo, para qualquer situação é o desconfiar sempre!

Em casos de emergência o caminho é ligar no 190, ou ainda no app PMSC Cidadão . Para registros de boletim de ocorrência, denúncias para Polícia Civil pelo telefone 181 ou pelo WhatsApp (48) 98844-0011. Sempre com sigilo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...