Casal encontra pequena bíblia de ouro com detector de metais e fica milionário
Bíblia de ouro estava enterrada numa fazenda, mas com apenas 15cm de terra por cima. Tamanho não passa de 1,5cm
Um casal encontrou uma pequena bíblia, de apenas 1,5cm de comprimento, mas com valor em torno de R$ 800 mil. Isso porque esse precioso exemplar do livro sagrado é todo feito em ouro maciço. A descoberta ocorreu em uma trilha no condado de York, na Inglaterra.

“Um artefato excepcionalmente único, que originalmente deve ter pertencido a alguém incrivelmente rico”, disse a especialista que avaliou o achado. A bíblia foi encontrada por uma enfermeira e seu companheiro, quando caminhavam por uma trilha, usando um detector de metais.
“Não foi preciso cavar mais que 15cm para encontrá-la”, disse a mulher responsável pelo achado. Ela foi identificada apenas como “uma enfermeira” que trabalha no NHS Buffy Bailey Hospital. O objeto teria cerca de 600 anos, de acordo com a especialista.

O casal costuma caminhar pela região usando o detector, pois “é uma região com muita história, com potencial para achados desse tipo”. No caso, a pequena bíblia de ouro estava no terreno de uma fazenda. Eles tinham permissão do proprietário.
Leia mais
“Cavei cinco centímetros e estava lá, ainda não acreditava que fosse algo especial. Foi só quando limpei o item que percebi que tinha encontrado algo especial. Era tão pesado e brilhante, absolutamente lindo”, disse a enfermeira.
O objeto pesa apenas 0,2 onças (5g) e é de ouro 22 ou 24 quilates, e acredita-se que remonta ao século XV. Está gravada com imagens de São Leonard e Santa Margarida, santos padroeiros do parto, e poderia ter sido um objeto usado para proteção durante a gravidez e o parto.