Como comprar na internet de forma segura?

Confira aqui as melhores dicas de como comprar na internet de forma segura, e como agir para não ser a próxima vítima de golpistas

A praticidade de fazer compras pela internet – Foto: DivulgaçãoA praticidade de fazer compras pela internet – Foto: Divulgação

Encontre aqui as melhores dicas de comprar na internet de forma segura! Fazer compras pela internet tem se tornado uma prática cada vez mais comum. A cada dia que passa, as pessoas estão descobrindo a comodidade e as vantagens de fazer compras online.

Com o aumento da aceitação do público, lojistas também estão percebendo que manter sua loja na internet, é uma maneira de torna-la mais conhecida e aumentar as vendas.

A internet se tornou o principal ambiente para pesquisas de todo tipo. As pessoas fazem uso dessa ferramenta para pesquisar, obter atendimentos e para uma infinidade de outras atividades.

Um exemplo é que a maioria dos bancos hoje em dia oferece atendimento pela internet, e por meio de aplicativos.

Se você busca um atendimento por aplicativo Caixa Tem, por exemplo, e ocorre algum problema no funcionamento, certamente irá pesquisa no Google Caixa Tem não funciona o que fazer? Ou se precisa ir descobrindo o PIN do celular, certamente irá pesquisa na internet como fazer.

Enfim, esse é apenas um exemplo de como a internet tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas.

Contudo, é possível que ocorram fraudes e golpes em todo tipo de comércio. Mas isso é algo que você pode evitar. Desse modo, se você tomar os devidos cuidados antes de fechar uma compra, é possível se proteger de muitos golpes na web.

Se você quer saber mais sobre como comprar na internet de forma segura, continue lendo este artigo. Pois nele, daremos várias dicas de como fazer compras online, e os principais cuidados que você deve tomar. Confira!

8 Dicas de como comprar na internet de forma segura

Apesar de algumas pessoas ainda terem dúvidas sobre a segurança de comprar pela internet, o fato é que essa modalidade de comércio está mais segura a cada dia. Afinal de contas, existem várias estratégias para evitar fraudes nesse ambiente.

Contudo, é importante sempre tomar o máximo de cuidado, e seguir algumas recomendações, para que a sua compra seja o mais segura possível.

Por isso, selecionamos aqui 8 dicas de como fazer compra na internet de forma segura, que certamente te ajudarão muito. Confira abaixo:

Só comprar em sites de confiança

Os verdadeiros lojistas digitais sabem quanto custa um site de e-commerce para vender sempre com segurança. Por isso, eles sempre farão o possível para construir um ambiente digital seguro para os seus clientes.

Portanto, dê preferência para sites que pessoas de confiança indicam. Da mesma forma que você procura recomendações de parentes e amigos para comprar em uma loja física, peça indicações de lojas online também.

Além disso, também é interessante dar preferência a lojas que sejam bem populares.

Verificar se o site conta com canais de atendimento ao cliente

Assim como as lojas físicas, as lojas virtuais também devem oferecer canais de atendimento ao cliente. No caso das lojas online, contar com esse canal é fundamental. Afinal, será a única forma de entrar em contato com a loja em caso de algum problema ou dúvida, já que não há um espaço físico para se dirigir.

Os canais de atendimento podem ser vários, desde um campo no próprio site, endereço de e-mail, números de telefone, até atendimento via  WhatsApp.

O importante é ter uma ou mais formas de se comunicar com a loja, pois isso transmite segurança e demonstra a seriedade da loja.

Checar se o site é seguro pela URL

Uma boa dica para verificar se um site é seguro, é prestar atenção na URL, aquele endereço que fica no navegador. É importante que antes do endereço, apareça o ícone de um cadeado indicando que o site é seguro.

Os endereços iniciados com o código “https” também são um indicativo de que se trata de um site de confiança.

Em casos de dúvidas, também é interessante consultar se a loja online realmente existe pesquisando no Google.

As lojas online costumam usar sites otimizados para terem bons resultados nos motores de busca. Por isso, você encontrará com facilidade os sites confiáveis se fizer uma pesquisa em algum buscador.

Tenha cuidado ao passar informações pessoais e dados de seus cartões

Evite passar informações pessoais por canais que não sejam seguros. Só insira seus dados no próprio site, na área destinada ao cadastro, e às informações de pagamento.

Mesmo assim, não forneça senhas de banco ou do cartão de crédito. Os dados do cartão de crédito que você irá digitar são apenas número, validade, nome escrito no cartão e código de segurança. Caso solicite a senha do cartão, desconfie do site.

Utilize um bom antivírus

Manter um bom antivírus no computador ou smartphone, também é uma ação necessária para quem gosta de fazer compras online. Pois, com ele, a sua máquina estará mais segura contra ataques e fraudes. Além disso, também ajuda e detectar caso você acesse algum conteúdo malicioso.

Além de ter o antivírus, também é necessário mantê-lo sempre atualizado.

Desconfie de promoções surreais

Mais uma forma de comprar na internet de forma segura é ficar de olho nas promoções exorbitantes. Todo mundo ama promoção e desconto, não é mesmo?

Mas tenha atenção! Caso receba a oferta de uma promoção muito exagerada, desconfie! Pois pode ser uma estratégia de estelionatários para atrair vítimas para seus golpes.

Apesar de as lojas oferecem algumas vantagens para os clientes, é importante verificar a veracidade das promoções. É sempre bom aproveitar os benefícios e ofertas oferecidos pelas lojas.

Algumas oferecem cupom de desconto para a primeira compra ou que oferece essa opção para quem vai fechar uma compra a partir de um determinado valor. Também é possível receber um cupom como bônus por já ser cliente. Porém, promoções extremas certamente são golpes.

Afinal de contas, da mesma forma que descontos exagerados podem ser sinônimos de baixa qualidade em lojas físicas, nas lojas online podem ser sinônimo de baixa qualidade e de golpes.

Evite inserir dados em computadores públicos

Evite inserir dados pessoais e de pagamento em computadores de uso público ou usando redes compartilhadas, como internet grátis em locais públicos.

É melhor fazer suas compras em seu próprio computador ou smartphone. Contudo, se não for possível, tenha atenção em não deixar seus dados gravados como autopreenchimento dos campos e apague todos os históricos.

Pesquise a reputação do site ou loja online para comprar na internet de forma segura

Por último, pesquisar a reputação do site ou loja online antes de comprar ajuda a fazer uma compra mais segura, e sem riscos de golpes. Você pode pesquisar sobre a loja no Google.

Mas também é bom verificar se ela tem reclamações no site “Reclame Aqui” e como está a avaliação dela no site. Pois esse site congrega as reclamações de usuários, e a postura da empresa ao solucionar os problemas.

Os sites com boas avaliações no “Reclame Aqui” são aqueles que respondem os clientes com rapidez, e apresentam soluções para as reclamações.

Como comprar na internet?

A maioria das lojas online opera de maneira semelhante para realizar as suas vendas. Em geral, você tem acesso a um catálogo de produtos no site, com informações e valores.

Dessa forma, você pode selecionar os produtos de seu interesse, e clicar na opção “adicionar ao carrinho” ou “comprar”.

A variedade de itens que podemos encontrar à venda na internet é incrível, indo desde a área de alimentação, como no caso do Portal sobre Franquias de Açaí, por exemplo, até a venda de serviços como Curso de sorvetes, ou produtos digitais e Software.

Aliás, o mercado dos jogos online também é muito movimentado na internet. Pois é possível encontrar versões de Jogos online grátis e pagos na web de forma muito rápida e prática.

Após acessar todo o catálogo que as lojas oferecem online, e selecionar produtos que deseja adquirir, você será direcionado para uma etapa de cadastro e pagamento.

Durante o cadastro, você deverá fornecer informações como nome, CPF, data de nascimento e endereço de entrega do produto.

Quanto ao pagamento, a maioria das lojas online oferece várias opções, como cartão de débito, crédito e boleto bancário. Existem empresas que oferecem também opções de parcelamento de contas no cartão de crédito.

Então, caso decida parcelar sua compra, deve selecionar nas opções de pagamento, antes de finalizar a compra.

Após seguir os passos acima, você deve concluir a compra a anotar o número do pedido. Essas informações também costumam ser enviadas por e-mail, assim como o código de rastreamento, para acompanhar o pedido.

É importante salvar tudo para o caso de ter algum problema com a compra.

Enfim, agora que você já sabe como comprar na internet de forma segura, aproveite os benefícios e a comodidade de fazer suas compras online!

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Internet