‘Desafio do mel congelado’: veja perigos da brincadeira que viralizou no TikTok

Especialistas alertam que a brincadeira, que viralizou entre adolescentes da plataforma, pode causar problemas à saúde

A brincadeira viralizou rapidamente e não demorou para a receita ganhar o coração de jovens brasileiros. Trata-se do “desafio do mel congelado“, que tem feito sucesso – e causado dor de barriga – entre adolescentes no TikTok.

Especialistas alertam para risco de ingerir mel congelado em quantidade excessivaEspecialistas alertam para risco de ingerir mel congelado em quantidade excessiva – Foto: TikTok/Reprodução/ND

O objetivo da trend é simples: congelar mel em uma garrafa e consumi-lo em um aspecto pastoso. Alguns ainda adicionam corantes e xaropes de milho.

No TikTok, os vídeos estão aglomerados em hashtags, como #FrozenHoneyChallenge, #FrozenHoneyTrend e #FrozenHoney.

Parece inofensivo, mas especialistas alertam para o perigo de consumir o produto em excesso. De acordo com a nutróloga Cristiane Molon, as consequências podem ser, justamente, mal estar digestivo, como dor de estômago, queimação, náuseas, vômitos, diarreia.

“Eles podem passar mal e até ter tremores após o consumo excessivo do mel, como vimos neste desafio”, alertou.

Desafio do mel congelado viralizou no TikTok Desafio do mel congelado viralizou no TikTok – Foto: TikTok/Reprodução/ND

De acordo com a médica, quando há esse consumo excessivo de açúcar em um período curto de tempo, a insulina é “disparada” no corpo. Depois que há esse aumento, há diminuição do açúcar no sangue. “É quando as pessoas podem sentir tremor, desmaio, podem ficar todas pálidas, sensação de mal estar”, explica.

Nesses casos, a orientação é que a pessoa procure um médico e ingira bastante água para ajudar no processo de metabolização do corpo.

Desafios vêm e vão

Os desafios são quase sazonais e não se restringem ao TikTok, mas se espalham por todas as redes sociais. Ano passado, por exemplo, foi o desafio da farinha que dominou a internet. À ocasião, a brincadeira também foi questionada por profissionais.

@londonbruncher

Trying the #frozenhoney TikTok trend – it’s so addictive! #frozenhoneytrend #frozenhoneychallenge #foryou #learnontiktok

♬ original sound – London Bruncher

Conforme a psicóloga Adila Merizio, por trás dos likes, existe a busca pela aceitação. Uma questão delicada, principalmente quando de trata de crianças e adolescentes.

“É engraçado como eles recebem a dopamina. Esse hormônio de prazer, de fazer as coisas com muito mais vontade, está muito ativo. Então, eles querem fazer desafios, querem ser aceitos”, explica a psicóloga. “Nesses momentos, eles fazem para pertencer”, conclui.

Orientações

Como a questão está bastante ligada à autoestima, Adila recomenda que os pais busquem oferecer outras alternativas para que os filhos se sintam bem. “Por exemplo, grupo de futebol ou grupo de jogos de tabuleiro, que seja fora das redes sociais, vai ajudar muito”, afirma. “Ele vai se sentir pertencente a um grupo e não vai precisar se arriscar para se sentir aceito”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Internet

Loading...