‘Fraude do amor’ cresce 44,8% em Santa Catarina no Dia dos Namorados; entenda

Levantamento realizado por empresa apontou aumento nas tentativas de fraudes em sites de e-commerce no Estado

O Dia dos Namorados não aquece só os corações dos casais, mas também os comércios físico e virtual. Porém, com o crescimento das compras online foi registrado um aumento na tentativa de golpes por meio de compras pela internet.

Um levantamento realizado pela empresa antifraude ClearSale apontou um crescimento de 44,8% em fraudes em sites de e-commerce em Santa Catarina. O período analisado foi de 30 de maio a 12 de junho, somente com pedidos pagos com cartão de crédito.

SC registrou aumento de fraudes no e-commerce comparado a 2021- Foto: Anna Shvets/Pexels/Divulgação/NDSC registrou aumento de fraudes no e-commerce comparado a 2021- Foto: Anna Shvets/Pexels/Divulgação/ND

Em termos financeiros, foram mais de R$4,3 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual em 2022, 44,8% que o registrado no levantamento feito em 2021, totalizando R$2,9 milhões em golpes.

O período levado em conta no comparativo é de 30 de maio a 12 de junho, intervalo em que as compras de Dia dos Namorados estão aquecidas. Em relação ao ano anterior, houve uma queda de 0,6% no número de tentativas fraudulentas.

Dentre os segmentos que contabilizaram maior número de fraudes estão: celular (4,4%), ferramentas (4,2%) e ar-condicionado (3,9%). Em 2021, as principais categorias foram bebidas (5,5%), ar-condicionado (5,0%) e celulares (4,4%).

Atenção nas compras online

O ND+ listou as principais dicas para comprar pela internet com segurança. Confira:

Equipamento de segurança: a primeira regra é escolher um equipamento de confiança. Certificar-se também da utilização do antivírus e não armazenar seus dados, como e-mail e cartão de crédito, no computador e no e-commerce. Ainda é preciso cuidar ao realizar compras pelo celular, utilizando redes conhecidas e protegidas com senha.

Lojas conhecidas: É importante também comprar em lojas familiares, indicadas por amigos e parentes e saber a procedência de produtos e prazos de entrega do site.

Reputação da loja: Busque informações a respeito da loja em órgãos de defesa do consumidor e avaliação em sites de compras e canais de relacionamentos com o cliente.

Sites e plataformas seguras: Para ter uma compra 100% via cartão de crédito, é importante utilizar sites e plataformas intermediárias seguras e confiáveis. Assim será menos complicado a recuperação do valor em caso de fraude.

Desconfie de grandes descontos: Se a oferta anunciada for boa demais, é preciso ficar atento. Estes descontos podem camuflar problemas com produtos, que podem dar dor de cabeça na hora da troca e da garantia.

Registe os passos da compra: Um dos processos mais importantes é guardar os passos da compra e outras informações após tê-la feito no seu computador. Se não houver registros, é recomendável a impressão dos passos para ter mais segurança no que está sendo adquirido.

+

Internet

Loading...