Idosa se assusta com vacina e repercute: “Tira, peste!”; veja vídeo

Nas imagens é possível ver a equipe de saúde tentando acalmar, sem sucesso, a paciente assustada; vídeo viralizou nas redes sociais

Um vídeo de uma idosa recebendo uma injeção no braço está tomando conta da internet desde quinta-feira (28). Nas imagens, a senhora aparece gritando, de forma um tanto “exagerada”, garantindo o riso até mesmo da equipe de saúde, que não conseguiu se segurar.

No vídeo viralizado, três profissionais de enfermagem até tentam acalmar, sem sucesso, a paciente assustada. “Ô, gente, para com isso!”, chegou a gritar a senhora, que completou: “Tira, peste!”. Mesmo com os percalços, a equipe conseguiu concluir a aplicação.

O que fazer com o medo?

É comum que pessoas com fobia de agulha sintam receio na hora de se vacinar. Agora, com o início da execução do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, a preocupação se intensifica.

A psicóloga Vanessa Silva Cardoso, doutora em psicologia clínica, explica que, no caso específico da pandemia da Covid-19, o primeiro passo é entender a importância da vacina. “A primeira coisa é a gente tirar essa questão dos mitos que estão envolvendo a vacina, esclarecer, buscar informações”, sugere.

Em relação à fobia de agulhas, Cardoso afirma que uma das soluções seria aderir a procedimentos específicos, no âmbito da psicologia, que aproximam o paciente daquilo que gera medo. “Com a questão da vacina, ele [o paciente] vê a foto de uma agulha e relata o que sente”, explica.

A abordagem ajuda o paciente a entender o motivo da fobia e a aprender a lidar com ela. “Ele encontra meios e formas de compreender como seria benéfica a vacina”, contextualiza. “Para mostrar que o procedimento invasivo é para o tratamento”, conclui.

+

Internet