Meme de garota em frente a um incêndio é vendido por bolada milionária

Zoe Roth, a garota que aparece na imagem, decidiu vender a foto original depois de ser alertada sobre o 'valor significativo deste bem'

A foto na norte-americana Zoe Roth sorrindo na frente de uma casa em chamas a transformou em um dos memes mais famosos do mundo. A expressão dela ao ver o desastre provoca uma sugestão sutil de que garota tenha sido responsável pelo incêndio, o que não é verdade.

Mas depois de muitos anos do registro, que ocorreu em 2005, a imagem rendeu dinheiro para a família da garota. Aos 21 anos, a universitária recebeu um contato que a alertava para o ‘valor significativo deste bem’. 

Na metade deste mês, a fotografia foi vendida por US$ 473 mil (R$ 2,5 milhões) ao ser transformada em NFT (a sigla vem da expressão “token que não se consome com o primeiro uso” em inglês. É um selo de autenticidade digital que garante a propriedade de uma imagem a único dono.  

O registro ocorreu quando Zoe tinha 4 anos. Ela estava passeando pela vizinhança com a família e foi fotografada pelo pai, Dave, com um sorriso malicioso durante uma simulação em um treinamento do Corpo Bombeiros. A família vivia em um bairro perto de um quartel da cidade de Mebane, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.  

O NFT da foto não foi vendido em dólares, mas, sim em uma criptomoeda, o ethereum. A cada vez que o NFT for revendido, Zoe vai receber 10% do valor da transação.

Até então, Zoe e sua família ainda não tinham obtido nenhum dinheiro com a fama.  “Poder vendê-lo mostra que temos algum tipo de controle em todo o processo”, declarou a estudante em uma entrevista ao jornal Raleigh News & Observer. 

Em março, o artista digital Beeple já tinha vendido o NFT da obra “Everydays” por 68 milhões de dólares na famosa leiloeira Christie’s.

+

Internet

Loading...