ND+ é o portal de notícias de Santa Catarina mais lido em 2021

Site do Grupo ND também foi o mais acessado no mês de maio e marca a consolidação do digital na empresa com mais de 118 milhões de visualizações no ano, assumindo a liderança

O mês de maio entra para a história do jornalismo digital do Estado. Com 26,5 milhões de páginas visitadas, o ND+ foi o portal de notícias de Santa Catarina mais acessado pelos internautas. O desempenho no período foi 30% maior do que o segundo colocado na concorrência local. Porém, isso não é mais novidade, pois dos cinco primeiros meses de 2021 o site de notícias do Grupo ND foi líder em três deles (janeiro, março e agora em maio).

Repórteres na redação do ND+Portal ND+ foi líder de audiência no mês de maio – Foto: Diogo Maçaneiro/ND

O ND+ também deixou o segundo colocado para trás no acumulado de acessos do ano e atingiu a marca de 118,6 milhões de pageviews, contra 115 milhões. Os dados são auditados pelo IVC (Instituto Verificador de Comunicação), órgão responsável por validar a audiência dos principais portais do Brasil.

Com o slogan “Santa Catarina em Tempo Real”, o ND+ entrega aos catarinenses o melhor jornalismo online, com coberturas ao vivo nos mais diversos formatos, agilidade e responsabilidade. São cerca de 8,67 milhões de usuários únicos no mês de maio, alcançados por meio dos canais de distribuição mais acessíveis e práticos disponíveis ao público na Internet, como Facebook, Whatsapp e notificações no navegador e smartphone. São usuários fiéis, que voltam ao portal após o primeiro acesso.

O resultado colhido agora é reflexo de um planejamento estratégico robusto e execução pragmática ao longo dos dois anos que o portal ND+ existe, desde as melhores práticas de SEO, desenvolvimento e produto. “Atingimos um patamar de tecnologia e processos que deve nos garantir cada vez mais vantagem frente aos concorrentes locais e, principalmente, fará com que nosso conteúdo regional alcance mais catarinenses”, explica o gerente de mídias digitais Jean de Oliveira.

“Estamos onde o usuário está. O ND+ é destaque nos mecanismos de busca como o Google e seus serviços, além de uma robusta rede de páginas nas redes sociais que alcançam todo o Estado e fora dele. E vamos além, o internauta que desejar pode receber nossas notícias na palma da mão pelo Whats App”, explica o gerente de conteúdo digital do Grupo ND Diogo Maçaneiro.

DNA hiperlocal e redações integradas

Outro diferencial em relação aos demais players do mercado é o DNA do Grupo ND na cobertura local. No começo de maio, a pequena Saudades, no Oeste Catarinense, sofreu com uma tragédia que abalou o Brasil. O ND+ foi o primeiro grande portal a noticiar os fatos, com equipes in loco. Num trabalho integrado com a NDTV, o portal levou aos catarinenses e brasileiros em primeira mão os detalhes deste acontecimento trágico, mas que era de nossa responsabilidade noticiar com cuidado e respeito às famílias das vítimas.

Além de estar presente em todas as praças onde o Grupo ND atua, o portal se reinventa diariamente, com coberturas de temas diversificados que dão o que falar na web e redes sociais, desde entretenimento a virais, sejam eles locais, nacionais ou internacionais. “Nosso diferencial é não se enquadrar em padrões. A Internet é um meio de experimentação, onde quem manda é o usuário”, completa Maçaneiro.

“Nossa liderança é fruto da união entre tecnologia, produtos digitais e editorial. Desenvolvemos uma estrutura tecnológica sofisticada, com foco em usabilidade e performance, associado a um trabalho profundo de reestruturação da redação orientando-os à performance, com cultura data-driven. O resultado é óbvio: o comercial digital acompanha este sucesso com clientes de todos os tamanhos e segmentos investindo conosco de forma recorrente.”, consolida o diretor comercial do Grupo ND Gilberto Kleinubing.

Redes sociais cada vez mais consolidadas

As páginas do ND+ no Facebook tiveram evolução de quase 60% no engajamento, um salto na participação dos leitores nas interações com os conteúdos produzidos pelo portal a partir das redes. Na maior página do grupo no Facebook, a da NDTV Record TV, houve um aumento de 31% em novas curtidas, consolidando também essa presença dos conteúdos feitos para a televisão adaptados para um formato interativo e fácil no portal ND+.

No Instagram, tanto do ND+ como da NDTV, o crescimento permanece consistente, aumentando seguidores e o alcance dos conteúdos todos os meses. As páginas são as âncoras centrais de conteúdos que vão para todo estado de Santa Catarina e, em muitos momentos, até para uma audiência nacional.

As redes sociais do Balanço Geral nas praças são as grandes distribuidoras locais dos conteúdos do Portal ND+. No BG Floripa, destaque para o crescimento de 167% em novos seguidores no Facebook. No BG Oeste, houve um aumento de 82% no alcance da página. O BG Blumenau cresceu mais de 1.000% em novas curtidas. Na maior cidade do estado, o BG Joinville cresceu 12% em engajamento. E o BG Itajaí foi destaque em absolutamente todas as métricas: 303% a mais em novas curtidas na página, 177% maior engajamento e um alcance 268% maior no mês.

Os perfis no Instagram também são uma forma de contato cada vez mais local e regional para o conteúdo do Grupo ND, com crescimento de 99% no alcance do Insta do @balancogeralblumenau, 55% no @balancogeraljoinville, de 54% mais alcance no @bgfloripa, de 44% no @balancogeralitajai e de 17% no @bgoestesc.

AUDIÊNCIA MAIO 2021 (Fonte: IVC)

  • ND MAIS: 26.566.487 de pageviews
  • NSC TOTAL: 20.491.497 de pageviews
  • SCC 10: 423.584 pageviews
+

Internet