Nova grávida de Taubaté? Autoridades desconfiam de parto de 10 bebês na África

A mãe teria dado à luz 10 bebês na última segunda-feira (7); no entanto, autoridades dizem não haver registro da cesárea nos hospitais locais

A notícia de que uma mulher deu à luz 10 bebês em um hospital de Pretória, na África do Sul, chamou a atenção nesta semana em todo o mundo. Porém, a história recebeu ares de mistério depois que as autoridades locais disseram não ter encontrado o registro do parto na província em que ele teria ocorrido.

Mulher sul-africana teria dado à luz 10 bebês na África do Sul – Foto: Foto: Thobile Mathonsi/ANA (Agência Africana de Notícias)Mulher sul-africana teria dado à luz 10 bebês na África do Sul – Foto: Foto: Thobile Mathonsi/ANA (Agência Africana de Notícias)

“Não temos registro dos 10 bebês em nenhum hospital de Gauteng. A menos que tenham nascido no ar”, declarou Thabo Masebe, porta-voz do governo provincial, em entrevista ao site de notícias Times Live.

“Checamos hospitais públicos e privados e ninguém sabe do caso. Outra questão é: onde estão os obstetras que fizeram o parto e o pediatra que cuidou deles? Ninguém se apresenta.” O departamento de desenvolvimento social de Gauteng informou que assistentes sociais serão enviados até a família nesta quinta-feira (10).

“Não vimos fisicamente a mãe e os filhos”, informou Feziwe Ndwayana, assessor de comunicação da divisão. “Mas, ela é cadastrada conosco desde 2016. Teve gêmeos anteriormente.”

Autoridades locais dizem não ter encontrado registro do parto – Foto: Foto: Thobile Mathonsi/ANA (Agência Africana de Notícias)Autoridades locais dizem não ter encontrado registro do parto – Foto: Foto: Thobile Mathonsi/ANA (Agência Africana de Notícias)

Apesar da dificuldade em confirmar a veracidade do caso, Mzwandile Masina, prefeito da cidade de Ekurhuleni, onde vive a mulher, afirmou em postagem no Twitter que a família das crianças foi localizada e tem recebido apoio da administração.

“Encontramos a família e fomos informados de que os bebês estão bem. Vou compartilhar a informação com o governo federal, sei que éramos piada ontem, quando procuravam por eles. Alguns de nossos companheiros locais têm ajudado. Então, estamos bem”, diz o texto.

O Times Live também menciona um tuíte escrito por Lerato Tsotetsi, que se identifica como “membro da família”. Na postagem, ela revelou que os décuplos estão em um hospital privado na unidade de terapia intensiva neonatal. Até o momento, escreveu Lerato, a equipe médica não autoriza fotos.

Caso Gosiame Thamara Sithole tenha mesmo dado à luz dez crianças, ela se tornará a mãe com maior número de crianças trazidas ao mundo em um único parto. Atualmente, o recorde pertence à malinense Halima Cissé, que teve nove filhos de uma vez em uma clínica de Marrocos.

+

Internet