Sistema da prefeitura de Balneário Camboriú é atacado por hackers

Site com serviços externos e sistema interno ficaram comprometidos desde a manhã desta quarta-feira (27)

Um ataque cibernético deixou os serviços online da prefeitura de Balneário Camboriú comprometidos nesta quarta-feira (27). O software usado no ataque restringe o acesso ao sistema, e cobra um “resgate” para reestabelecimento do acesso.

Serviços online da prefeitura foram afetados depois de um ataque hacker. – Foto: Kassia Salles/NDServiços online da prefeitura foram afetados depois de um ataque hacker. – Foto: Kassia Salles/ND

Henrique Otte, diretor da DTI (Divisão da Tecnologia de Informação) da prefeitura, explica que nenhum dado foi comprometido. “Conseguimos conter o acesso do ransomware e bloqueamos o sistema para garantir a segurança das informações”, conta. A DTI ainda não sabe a origem do ataque.

O ataque ocorreu, de acordo com Otte, porque alguns computadores da prefeitura estavam com o sistema operacional desatualizado, ou com uma versão anterior. Agora, a DTI deve fazer a atualização das máquinas, para garantir a segurança dos dados.

Os serviços externos, da aba “Cidadão” do site, como o IPTU, foram reestabelecidos já na tarde desta quarta (27). O sistema interno deve ser reestabelecido até o final da tarde.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Internet