Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Eleições em SC e no Brasil: acertos e desacertos

TRE-SC dá nova prova de eficiência: TSE centralizando apuração deixa dúvidas

As eleições do novo prefeito de Petrolândia, Irone Duarte, do Progressista, transcorreu na maior tranquilidade. É o que relatam os líderes do Alto Vale e confirmam as autoridades do Tribunal Regional Eleitoral.
O resultado não representou surpresa. Afinal, o eleito já atuou como vice-prefeito nas duas últimas gestões e era o favorito. Ele obteve 47,98% dos votos, diferença mínima sobre Adriana Krindges, do MDB, 47,63% da preferência dos eleitores. O candidato do Podemos ficou com apenas 4,5%.
O presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni, tratou desta eleição com cuidado especial, adotando antecipadamente com a equipe todas as medidas e dando a máxima transparência no pleito.
Isto significa que mais uma vez, apesar de ser uma disputa isolada, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina dá mais um exemplo para o resto do Brasil. Ao contrário, portanto, do que tem dito e feito o presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso.
Primeiro, participou de debate virtual com dois pré-candidato, o que é inaceitável pelo imperativo o distanciamento político. Depois quer impor sua vontade em relação ao voto impresso auditável. E agora, ameaçando com ações no STF se o projeto for aprovado no Congresso Nacional.
Não se trata aqui de dúvidas sobre a urna eletrônica. Enfatiza-se, sim, as suspeitas sobre o processo de apuração, como se viu em eleições anteriores. Além disso, ministro não tem poder de impor normas, mas de julgar as regras jurídicas definidas pelo Poder Legislativo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...