Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Familia do ex-prefeito Higino João Pio ganha ação de indenização na Justiça Federal

Ex-prefeito de Balneário Camboriu foi preso em 1969 e morto nas dependências da Escola de Aprendizes

O juiz da 2ª Vara Federal de Itajaí, Jurandir Borges Pinheiro, julgou procedente a ação de indenização por danos morais movida pelos familiares do ex-prefeito de Balneário Camboriú, Higino João Pio, contra a União Federal.

Denúncia do MPF aponta que Pio foi morto por motivação política – Foto: Reprodução/NDDenúncia do MPF aponta que Pio foi morto por motivação política – Foto: Reprodução/ND

Ele foi morto nas dependências da Escola de Aprendizes de Marinheiros, na Capital, em 03 de março de 1969, durante vigência do AI-5. O caso, à época, teve grande repercussão, pois o ex-prefeito do PSD (1o prefeito eleito), e muito amigo de João Goulart.

A causa mortis divulgada pelos militares foi suicídio por enforcamento. A família e os amigos nunca aceitaram a versão oficial.

A indenização foi fixada em 100 mil reais, a partir de 2002, mas a defesa vai recorrer ao TRF-4 para majoração.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.