Moacir Pereira

moacir.pereira@ndmais.com.br Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Celebração histórica: duplo centenário

Familias Daura e Franzoni comemoram 100 anos do casal

25 de abril é uma dia histórico para as famílias Daura e Franzoni e para toda Santa Catarina.  A sra. Maria Palmira Franzoni Daura estará comemorando 100 anos de vida. Ela é esposa do procurador de Justiça aposentado, José Daura, que celebrou centenário no dia 17 de março. O casal está unido há mais de 76 anos.  100 anos de vida de um casal exemplar, de extraordinários princípios e qualidades, é um raríssimo fato histórico em Santa Catarina e até mesmo no Brasil.

Dr. Daura fez 100 anos em março; esposa faz 100 anos hoje – Foto: Arquivo familiarDr. Daura fez 100 anos em março; esposa faz 100 anos hoje – Foto: Arquivo familiar

O linchamento

O procurador José Daura foi protagonista de outro fato histórico há  70 anos quando iniciou atividades no Ministério Público.  Ingressou em 1947 na cidade de Araranguá e foi transferido em 1950 para Chapecó. Teve que viajar três dias, pegar três ônibus diferentes, atravessar estradas cobertas de lama e buracos. Seu primeiro caso tratou do linchamento de quatro presos na Cadeia de Chapecó, acusados de terem incendiado a Igreja Matriz Santo Antônio.  Um batismo de ferro no oeste. O tema está sendo romanceado pelo atual promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos, que já tem outras obras editadas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...