Comerciantes de SC processam Facebook por prejuízos com queda do Whatsapp

Entidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, ajuizou uma ação coletiva para cobrar da empresa de Mark Zuckerberg as perdas com as vendas prejudicadas

O Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) de Blumenau está processando o Facebook por conta dos prejuízos nas vendas causado pela queda das redes da empresa no dia 4 de outubro.

Comerciantes de Blumenau processam Facebook por queda das redes da empresa – Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de BlumenauComerciantes de Blumenau processam Facebook por queda das redes da empresa – Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Conforme o sindicato, o processo foi desenvolvido porque a instabilidade de Facebook, WhatsApp e Instagram prejudicou as vendas dos lojistas. A ação foi ajuizada representando 640 comerciantes de Blumenau e região.

“Recebemos queixas de centenas de associados que foram muito impactados pelas instabilidades nas redes sociais, e entramos com a ação coletiva para, justamente, requerer indenização pelos prejuízos financeiros e morais para reparar esses empresários”, justifica o presidente do Sindilojas Blumenau e vice-presidente da Fecomércio-SC, Emílio Rossmark Schramm.

Schramm ressalta que muitos associados têm nestas redes sociais uma fonte importante das receitas de vendas. “Com a iniciativa de instaurar esse processo, o Sindilojas segue firme no princípio de representar e garantir os interesses dos associados”.

Relembre a queda das redes

Por volta das 12h20 de segunda-feira, 4 de outubro, Instagram, WhatsApp e Facebook começaram a apresentar instabilidade e saíram do ar por quase sete horas.

Apesar de Mark Zuckerberg não ter apresentado uma explicação oficial para o problema, profissionais da área acreditam que a falha tenha sido provocada por um problema no DNS [sigla inglês para Sistema de Nomes de Domínio].

Isso significa que houve uma falha no servidor da empresa: quando o usuário busca pelo domínio dos sites, ou os acessa pelos aplicativos, é como se aquele endereço não pudesse ser encontrado pela internet.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Justiça SC

Loading...