Esposa de prefeito de SC é presa durante operação do MP

Quinta fase da Operação Et Pater Filium, que apura fraudes em licitações, corrupção e desvio de dinheiro público, foi deflagrada nesta quinta-feira, dia 25

A quinta fase da Operação Et Pater Filium, que investiga suspeita de fraudes em licitações, corrupção e desvio de dinheiro público em cidades do Planalto Norte de Santa Catarina, foi deflagrada nesta quarta-feira (25).

prefeito de bela vista do toldo e a esposa Maria Emília com o marido e prefeito Adelmo Alberti. – Foto: Internet

Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e três de busca e apreensão na cidade de Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte catarinense. 

Todos os mandados foram pedidos pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC e expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, em razão da conexão desta nova etapa com as demais fases da investigação.

O mandado de prisão cumprido na manhã desta quarta-feira foi contra Maria Emília Schiessl Alberti, esposa do prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti, que também foi preso nesta mesma operação no dia 6 de julho. 

Alberti continua preso em Caçador, no Meio-oeste catarinense.

O motivo da prisão de Maria Emília Schiessl Alberti não foi revelado. Ela foi levada para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas.

Quanto aos mandados de busca e apreensão, teriam sido cumpridos na casa de Maria Emília e na Câmara de Vereadores, onde ela trabalha. Documentos foram recolhidos no Legislativo e agora serão analisados. O MPSC não repassou detalhes porque o processo corre em segredo de Justiça.

Um caminhão também foi apreendido.

A investigação

A investigação decorre da atuação da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, por intermédio do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com auxílio operacional da Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil (DIC) de Canoinhas.

As diligências foram realizadas na cidade de Bela Vista do Toldo, e envolvem a participação de sete policiais, militares e civis, integrantes do GAECO e dois policiais da DIC de Canoinhas.

A Operação Et Pater Filium iniciou ainda em 2020, quando o prefeito de Major Vieira, Orildo Antônio Severgnini e seu filho, Marcus Vinicius Brasil Severgnini foram presos. Os dois continuam em prisão preventiva.

A prisão do prefeito de Bela Vista do Toldo e agora de sua esposa é a continuação da operação Operação Et Pater Filium.

Agora, o Ministério Público apura a participação de outros agentes públicos e empresários em fraudes que envolvem principalmente os setores elétrico e de construção civil.

Prefeito e vice cassados

Além de já estar preso na  Operação Et Pater Filium, Adelmo Alberti (PSL) e o vice-prefeito Alfredo César Dreher (Podemos) tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Prefeito e vice de Bela Vista do Toldo tiveram mandatos cassados – Foto: InternetPrefeito e vice de Bela Vista do Toldo tiveram mandatos cassados – Foto: Internet

A cassação, publicada na quinta-feira (19/8/2021), ocorreu após uma denúncia de captação ilícita de votos durante as eleições municipais de 2020, que elegeram a chapa por 254 votos a mais que a coligação que ficou em segundo lugar.

A defesa

A reportagem procurou a defesa de Maria Emília Schiessl Alberti.  O advogado Paulo Henrique B. Glinski informou que está se inteirando do processo e irá apresentar pedido de revogação da prisão/liberdade provisória.

“O processo corre em segredo de justiça, e não posso passar mais detalhes”, limitou-se a dizer Paulo Henrique B. Glinski, que também é o responsável pela defesa do prefeito Adelmo Alberti. O advogado foi perguntado sobre a defesa de Adelmo Alberti, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem (18h47).

*Colaboração do Portal JMais.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Justiça SC

Loading...