Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Homenagens ao Procurador José Daura pelo centenário

O advogado criminalista André Melo Filho, procurador de Justiça aposentado que conviveu durante décadas com o Procurador José Daura, hoje comemorando 100 anos de idade, incorpora-se as  homenagens que estão sendo prestadas.  Melo Filho foi também presidente da Associação Catarinense do Ministério Público.  Escreveu:

Procurador José Daura recebendo várias homenagens – Foto: arquivoProcurador José Daura recebendo várias homenagens – Foto: arquivo

“Ingressei no Ministério Público de Santa Catarina, quando era seu Procurador Geral o do dr. José Daura. Já o conhecia pessoalmente, pois, trabalhando na Assessoria do Tribunal de Justiça, acompanhava a carreira desse brilhante Procurador do Estado,  figura respeitadíssima no meio jurídico de Santa Catarina.

Tendo o Dr. Daura, como é conhecido,  ingressado no Ministério Público ainda muito jovem, efetivou-se na carreira na comarca de Chapecó, isso  no ano de 1947.  Já Procurador do Estado, foi nomeado, em 1971, pelo Governador Colombo Salles, para exercer o honroso cargo de  Procurador Geral do Estado, sendo o chefe da instituição mais respeitado e admirado, até os dias atuais, pela minha geração.

Casado com Dona Palmira, forma um casal maravilhoso, muito querido e respeitado.  Uma vez conversando com o Desembargador Marcílio Medeiros, um dos ícones do Poder Judiciário de Santa Catarina, sobre o meu deseja de ingressar nos quadros do Ministério Público, este me disse: fala com o Dr. Daura, esta figura extraordinária de cidadão e Promotor Público, que ele saberá te orientar.

O tempo só fez crescer a minha  admiração por este respeitável cidadão.  Após longo período na carreira, na qual ingressei sob sua chefia, fui promovido ao cargo de Procurador de Justiça, vindo, desse modo, a ter o privilégio e o prazer  de ser seu colega. E foi nesse período, onde convivemos na Procuradora  Geral de Justiça, que a minha admiração pelo cidadão e homem público cresceu,  não só pela pessoa de José Daura, mais, sobretudo, por esta figura extraordinária de homem,    marido, exemplar pai de família e magnifico cidadão.”

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.