Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Leandro Adriano Barros entra com denúncia contra ex-secretário Helton Zeferino

Alegação é de crimes contra honra em depoimento do ex-secretário ao Gaeco

O advogado Leandro Adriano de Barros, investigado e preso na operação Oxigênio, apresentou denúncia na 1ª Vara Criminal de Florianópolis contra o ex-secretário da Saúde, Sr. Helton de Souza Zeferino, por prática de crimes contra a honra.
Seus advogados informam que em julho deste ano, Leandro Barros já tinha notificado judicialmente o ex-secretário para responder város questionamentos sobre o seu depoimento no Gaeco do dia 8 de maio, quando o acusou de ter acesso livre na Secretaria de Saúde, bem como ter atuado junto ao BADESC para obtenção de linha de crédito, dentre outras situações. Leandro Barros nega as acusações e afirma que se trata de outro “Leandro”, um conhecido fornecedor da própria Secretaria, segundo depoimentos de servidores.
Segundo Barros, ao apresentar sua defesa, o ex-Secretário não respondeu aos questionamentos, se evadindo completamente das respostas, furtando-se a contrapor as indagações efetivadas, além de categoricamente se negar a responde-las.
A denúncia é assinada pelos advogados Hélio Rubens Brasil e Eduardo Herculano Souza, com o requerimento final para condenação do ex-Secretário de Estado da Saúde, Sr. Helton de Souza Zeferino pela prática dos delitos de calúnia, difamação e injúria, previstos nos artigos 138, 139 e 140, todos do Código Penal.