OAB/SC escolhe nova diretoria nesta quinta-feira; conheça os candidatos

Cerca de 33 mil advogados regularizados no Estado podem definir as diretorias e conselhos da seccional e das 51 subseções ao redor do Estado

Acontece nesta quinta-feira (23), das 9h às 18h, a eleição da OAB-SC (Ordem dos Advogados do Brasil) em 51 cidades catarinenses. Os cerca de 33 mil advogados regularizados no Estado podem definir as diretorias e conselhos tanto da seccional quanto das 51 subseções ao redor de Santa Catarina para o triênio de 2022/2024.

OAB/SC escolhe nova diretoria nesta quinta-feira; conheça os candidatos – Foto: Divulgação/NDOAB/SC escolhe nova diretoria nesta quinta-feira; conheça os candidatos – Foto: Divulgação/ND

O voto é obrigatório para todos os advogados e todas as advogadas regularmente inscritos na OAB/SC e esta é a primeira vez que as eleições acontecem também de forma digital.

Com formato híbrido e 100% auditável, os eleitores têm três maneiras para votar: com certificação digital, em que os profissionais acessam o sistema de votação utilizando como forma de autenticação as suas certificações digitais pessoais; com senha de acesso, clicando em “receber senha por e-mail ou por SMS” no próprio site da plataforma Webvoto, que estará disponível do site da OAB/SC no dia da eleição; e também é possível votar nos 70 pontos presenciais, disponibilizados pela entidade.

Apuração rápida

De acordo com o presidente de direito eleitoral da OAB/SC, Paulo Fretta, as eleições deste ano serão totalmente seguras e a apuração será quase instantânea.

“Acredito que todo o processo de contagem deve durar uns 15 minutos. Apesar do acirramento normal dos últimos dias, a eleição ocorreu de forma tranquila e nós trabalhamos para que o dia das eleições seja um momento de celebração independente do candidato vencedor.”

Os profissionais da advocacia votarão nas legendas de chapas de sua preferência. O primeiro voto indica os candidatos escolhidos para assumir a seccional. Na sequência, o advogado eleitor votará nos representantes de sua subseção.

São quatro chapas que participam das eleições para a presidência da entidade. Hélio Brasil (chapa 1), Vivan De Gann (chapa 2), Gabriel Kazapi (chapa 3) e Claudia Prudêncio (chapa 4) disputam a presidência do órgão dos advogados.

As chapas 1 e 3 são de oposição à atual gestão, já a chapa 2 é uma dissidência do atual presidente Rafael Horn, enquanto a chapa 4 pretende dar sequência ao mandato do atual presidente. Rafael Horn participa da eleição, concorrendo à vaga de conselheiro federal da OAB, para depois integrar a chapa para a diretoria da OAB nacional.

OAB/SC escolhe nova diretoria nesta quinta-feira; conheça os candidatos – Foto: Rogério Moreira/Arte/NDOAB/SC escolhe nova diretoria nesta quinta-feira; conheça os candidatos – Foto: Rogério Moreira/Arte/ND
+

Justiça SC

Loading...