Tribunal do Júri segue com inscrições abertas para jurado voluntário em Joinville

Interessados devem ter mais de 18 anos, ser brasileiro e não ter sido processado criminalmente; inscrições seguem até o dia 20 de setembro

O Tribunal do Júri está com inscrições abertas às pessoas interessadas em atuar como jurado voluntário no próximo ano em Joinville, no Norte do Estado. As inscrições seguem até o dia 20 de setembro e podem ser realizadas através do e-mail joinville.juri@tjsc.jus.br.

Inscrições seguem até o dia 20 de setembro – Foto: Fórum de Joinville/Divulgação

Os inscritos poderão atuar nas sessões de julgamento que ocorrem na comarca. Para participar, é necessário que a pessoa seja brasileira, maior de 18 anos, não ter sido processada criminalmente e manter boa conduta social.

De acordo com o juiz Gustavo Henrique Aracheski, titular da Vara do Tribunal do Júri em Joinville, a participação é um ato de satisfação do exercício individual da cidadania. Embora, ao final das sessões, jurados e juradas sintam o esforço de acompanhar os debates e o peso de tomar uma decisão que impacta na vida de outras pessoas, os participantes saem orgulhosos em contribuir diretamente na evolução sócio-política-jurídica da cidade.

“O cidadão que participar como jurado tem a garantia de não ter descontado seu salário ou vencimento e, ainda, os benefícios de preferência em concorrências públicas, presunção de idoneidade e até mesmo direito à cela especial em caso de prisão”, destaca o magistrado.

Interessados devem ter mais de 18 anos, ser brasileiro e não ter sido processado criminalmente – Foto: Fórum de Joinville/Divulgação

O jurado é responsável pelo julgamento dos casos de homicídio que ocorrem na cidade. Diferente dos demais crimes, como furtos, roubos ou tráfico de drogas, em que um juiz é encarregado do julgamento, quando ocorre um crime contra a vida de alguém, a Constituição determina que um Conselho seja formado por sete pessoas para que elas analisem a causa e decidam se o réu é culpado ou inocente.

+

Justiça SC