Câmara de São José terá presidente interino até que Justiça decida validade da eleição

Posse da nova mesa diretora foi suspensa após grupo de vereadores alegar que ritual do regimento interno não foi cumprido

A eleição para a mesa diretora da Câmara de São José terminou na Justiça e pelos próximos 10 dias a presidência continua com o vereador Orvino Coelho Ávila. Ele segue no cargo como interino, por ser o ocupante de mandato mais idoso. No final de semana, uma decisão judicial suspendeu a posse dos eleitos que havia ocorrido no dia 20 de dezembro.

Integrantes da nova mesa tiveram a posse suspensa. Justiça definirá se as regras foram respeitadas ou se haverá nova eleição - Divulgação/Câmara de São José/ND
Integrantes da nova mesa tiveram a posse suspensa. Justiça definirá se as regras foram respeitadas ou se haverá nova eleição – Divulgação/Câmara de São José/ND

A juíza Maria da Conceição dos Santos Mendes, da Vara da Fazenda Pública de São José, atendeu ao pedido de um grupo de vereadores, que alega descumprimento do regimento interno no processo de eleição em plenário que elegeu Michel Schlemper (MDB) para a cadeira.

A chapa encabeçada por Michel Schlemper recebeu 10 dos 19 votos possíveis e seria empossada no dia 1º de janeiro de 2019. Já a chapa concorrente, composta pelos vereadores Moacir da Silva, Cristina de Sousa, Antônio Lemos e Carlos Eduardo Martins terminou com nove votos.

Os vereadores derrotados acionaram a Justiça por entenderem que a votação deveria ter sido por cargos e não por chapas como ocorreu. O grupo entende que o presidente não cumpriu o regimento interno no processo eleitoral da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020.

A magistrada concedeu prazo de 10 dias para que a Câmara apresente informações sobre a eleição. Além disso, determinou que o vereador mais idoso assuma interinamente o cargo.

O então presidente interino, Orvino Coelho Ávila, informou que a posição do Legislativo sobre o caso será divulgada nesta quarta-feira (26), após o recesso do Natal.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Justiça

Loading...