Três detentos e um agente do Presídio de Biguaçu são diagnosticados com Covid-19
Primeiro diagnosticado foi levado ao hospital no dia 25 de maio e apresentou quadro de broncopneumonia
O Presídio Regional de Biguaçu, na Grande Florianópolis, já registra quatro casos de coronavírus. Dos pacientes, três são internos e um é agente prisional que trabalha na unidade. A informação foi confirmada pela SAP (Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa) na noite desta quarta-feira (3).

No dia 25 de maio o primeiro detento começou a sentir os primeiros sintomas similares ao novo vírus e foi conduzido ao hospital da cidade. Lá, ele foi diagnosticado com broncopneumonia, medicado e encaminhado novamente ao presídio.
Dois dias depois, de acordo com um funcionário que atua no local e pediu para não ser identificado, o detento não apresentou melhora e o médico da unidade solicitou o exame para a Covid-19. No último domingo (30), o resultado do teste confirmou o diagnóstico do vírus.
No início da semana, funcionários e internos da unidade foram submetidos ao teste. Já na segunda-feira (1º), um outro preso foi constatado com a Covid-19.
“Como aqui a unidade é muito velha, não tem um local adequado para fazer o isolamento deles. Aí foi feito um contato com o Judiciário, que deu prisão domiciliar para os dois”, contou o funcionário à reportagem do nd+.
Nesta quarta-feira (30), 14 detentos e 13 funcionários realizaram novos testes. No fim da tarde, o agente prisional e o terceiro interno tiveram resultado positivo para o vírus.
O detento também cumpre prisão domiciliar. Já o funcionário está isolado em casa e será monitorado pela secretaria municipal de saúde.
Leia também:
- Soltura de presos é para evitar “rebeliões e colapso”, diz desembargador
- Efetivo é reforçado após suspensão de visitas nas cadeias de Santa Catarina
- Superlotação, disputa entre 10 facções e mortes assombram sistema prisional de SC
Segundo a SAP, ao longo da semana outros servidores devem passar pela mesma triagem. Quatro presos estão isolados em uma cela e apresentam sintomas da doença.
A unidade é uma das 51 estruturas prisionais do Estado e está interditada por determinação judicial. O local tinha autorização para receber apenas 80 detentos, mas desde o início da pandemia opera com 69 internos.
Veja a íntegra da SAP:
No Presídio de Biguaçu foram detectados nos últimos três dias 4 casos, sendo: 3 presos, que já estão em prisão domiciliar e 1 servidor que testou positivo e está em quarentena. A SAP informa que continua realizando a testagem dos demais internos em parceria com o setor de saúde do município.
Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+
Entre no grupo